M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
E se existisse um automóvel tão ecológico, que até limpava a poluição do ar quando estava parado? Esse carro pode estar mais perto de se tornar realidade do que parece. O Dragonfly é um protótipo construído pelos suíços da Catecar, que propõe um carro movido a energia solar, desenhado para reduzir a pegada ecológica durante toda a sua vida, e que quando está parado usa um filtro para absorve partículas nocivas do ar.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Dragonfly (libelinha, em português) usa uma carroçaria ultraleve construída com base em materiais vegetais, para um peso total de apenas 560 kg, mesmo com as baterias. A energia elétrica é fornecida por painéis solares montados no tejadilho, e o pequeno carro tem também um extensor de autonomia, para os dias mais enevoados. O filtro de ar montado à frente consegue recolher entre 30 e 100 m3 de partículas por hora.

Com uma estrutura bastante leve, este carro não se destina tanto ao público europeu ao norte-americano, mas antes é mais direcionado para mercados emergentes ou para zonas remotas, como o interior do continente africano, onde pode funcionar com energia solar e o acesso a tomadas elétricas é impossível. O Dragonfly também foi concebido para ser montado localmente, sem necessidade de grandes investimentos fabris.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.