O silêncio dos veículos elétricos não traz apenas vantagens. Também acarreta perigos, especialmente em zonas residenciais em que os peões circulam em grande número ao lado de veículos elétricos. Assim, os Estados Unidos da América (EUA) foram os primeiros a abordar esta questão através da aprovação de uma norma que decreta que a partir de 1 de setembro de 2019 todos os elétricos, híbridos e plug-in híbridos terão de emitir ruído até aos 30 km/h de forma a serem detetados pelos peões.

De acordo com a National Highway Traffic and Safety Administration (NHTSA), a entidade que gere a segurança e assuntos relacionados com a indústria automóvel naquele país, existem anualmente cerca de “2.400 lesões provocadas a peões”, pelo que esta regra poderá ter o benefício de ajudar a minimizar esse impacto.

A norma FMVSS No. 141 decreta, assim, um “requisito sonoro mínimo para Veículos Híbridos e Híbridos” que alerte da presença do veículo em baixas velocidades e em manobras de marcha-atrás, sendo que acima dos 30 km/h a própria sonoridade dos pneus do veículo se encarregam de anunciar a sua presença.

“Todos nós dependemos dos nossos sentidos para nos mantermos alerta perante potenciais perigos. Com veículos híbridos e elétricos cada vez mais silenciosos nas estradas, a capacidade de audição por parte de todos os peões, bem como a visão, tornam-se fatores mais importantes na redução dos riscos de possíveis acidentes e na melhoria da segurança”, refere Anthony Foxx, secretário de Estado dos EUA para os Transportes.