Honda CR-V despede-se do Diesel na nova geração

15/09/2017

A nova geração do Honda CR-V terá uma variante híbrida, cujo concept (quase em versão de produção…) foi apresentado no Salão de Frankfurt. Contudo, sabe-se já, o motor Diesel ficará de fora das opções da companhia nipónica para este SUV compacto.

A marca japonesa começa também a preparar a sua aposta nos híbridos de forma mais profunda e, depois de alguns anos sem nenhuma opção do género – neste momento, a gama europeia não conta com nenhum híbrido com exceção do superdesportivo NSX, cuja produção é limitada –, o regresso à propulsão híbrida far-se-á com o CR-V.

Na geração atual, este modelo chegou a contar com uma variante Diesel de 1.6 litros com 160 CV, numa estreia dupla: do motor com sistema bi-turbo e da caixa de velocidades automática de nove velocidades. Contudo, a nova geração, com lançamento em 2018 não terá versão Diesel, mas sim gasolina 1.5 Turbo e híbrida, conforme nos confirmou uma fonte da marca em Frankfurt.

O CR-V híbrido terá um novo sistema Multi Mode Drive (i-MMD), que incorpora um motor de propulsão elétrica, um motor 2.0 i-VTEC de quatro cilindros a gasolina de ciclo Atkinson para propulsão e geração de energia elétrica e um motor-gerador de energia elétrica separado. O sistema híbrido não necessita de uma transmissão convencional, em vez disso tem instalada uma única relação de transmissão fixa que cria uma ligação direta entre componentes móveis, permitindo uma suave transferência de binário no sistema. O sistema i-MMD determina como utilizar o combustível e a energia elétrica da forma mais eficiente, o que significa que o condutor não precisa de selecionar entre os três modos de condução: EV Drive, Hybrid Drive e Engine Drive.

Quanto à potência, ainda não existe um valor oficial, esperando-se que os detalhes surjam no início do próximo ano. Esta não é a única novidade em termos de versões mais ecológicas. Também confirmada por Takahiro Hachigo, presidente da Honda Motor Co., está o lançamento de uma variante eletrificada para cada novo modelo a lançar na Europa.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.