Legislação ecológica coloca carros Diesel em perigo na Alemanha

M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O mercado automóvel para carros movidos a gasóleo poderá entrar em crise muito em breve. O “Dieselgate” acabou por ter grande influência na confiança dos potenciais clientes deste tipo de carros, principalmente quando várias cidades na Alemanha, o maior mercado da Europa, começaram a instituir medidas para banir os automóveis Diesel mais antigos dos centros das cidades.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Uma sondagem feita a 718 concessionários na Alemanha revelou que 300 mil automóveis estão parados nos stands sem hipótese de encontrarem um comprador, representando um investimento de cerca de 4,5 mil milhões de euros. Estes automóveis estão equipados com motores Diesel que apenas estão de acordo com a legislação anti-poluição Euro 5. Cidades como Hamburgo ou Munique preparam-se para banir carros com níveis de emissões mais antigo, e o Euro 5, que está em fim de vida nas linhas de produção, teria um tempo de vida limitado, pelo que os condutores não vão querer um automóvel que depois não poderão levar para dentro da cidade.

Várias marcas ofereceram-se para fazer atualizações aos sistemas eletrónicos de cinco milhões de automóveis, que lhe permitiriam cumprir legislação mais recente, ou oferecem incentivos de cerca de 10 mil euros para trocar os modelos antigos que cumprem os critérios Euro 1 a 4 por novos. Só que a ministra do Ambiente, Barbara Hendricks, disse que as atualizações não eram suficientes, e 29 por cento dos utilizadores de carros Diesel na Alemanha mostraram-se abertos à possibilidade de trocar de carro. 20 por cento dos condutores aceitariam a oferta de incentivos.