Nissan e-NV200 ganha autonomia para ajudar a travar emissões ‘comerciais’

02/10/2017

Num detalhe que poderá passar ao lado de muita gente, um dos setores automóveis que mais tem aumentado na Europa é o dos veículos comerciais, muito por obra do crescimento do comércio online.

Fruto de uma nova tendência de mercado, a reboque do aumento das possibilidades de compra à distância de um clique, e à melhoria da acessibilidade online (muitas vezes, em contraciclo com a própria acessibilidade física), registou-se igualmente um aumento do número dos veículos comerciais para entrega de encomendas. No Reino Unido, por exemplo, existem hoje mais 38% de veículos comerciais em circulação do que no início do milénio, ou seja, há meros 17 anos, o que se traduz num total de 16% da poluição resultante dos comerciais de entregas.

Assim, num esforço para ajudar a travar as emissões poluentes provenientes dos transportes num setor em crescimento, a Nissan anunciou uma versão com maior autonomia da sua e-NV200 (Evalia), que passa a dispor com uma bateria de 40 kWh para uma autonomia estimada de 280 quilómetros no ciclo de medição NEDC.

De acordo com a Nissan, este aumento na capacidade da bateria representa um acréscimo de 60% face ao modelo anteror, sem que no entanto exista um aumento das dimensões da mesma, o que propicia uma capacidade de carga a bordo inalterada.

Esta nova versão foi anunciada no evento Nissan Futures 3.0 realizado em Oslo, na Noruega, cidade que é um dos bastiões mundiais da mobilidade elétrica e que em 2019 será a Cidade Verde da Europa. Este passo representa, igualmente, mais um passo no compromisso da marca para com a sua visão de mobilidade elétrica integrada, procurando cortar as emissões de CO2 para a atmosfera motivadas pelo transporte de bens e mercadorias.

“Dado o enorme impacto que o negócio das entregas e que os condutores profissionais representam para a qualidade do ar e para o congestionamento, em especial no centro das cidades, ajudar a cortar o nível das emissões de CO2 que são criadas é uma parte vital para a criação de um futuro mais sustentável”, referiu Gareth Dunsmore, diretor da Nissan para os veículos elétricos.

A versão revista da e-NV200 estará disponível para encomenda ainda antes do final deste ano.

*Em Oslo, Noruega.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.