M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Noruega está a considerar criar um imposto para automóveis elétricos, baseado no peso do carro, pelo que já está a ser conhecido entre os agentes da indústria automóvel como o “imposto Tesla”. Dos veículos elétricos à venda na Europa, os modelos da Tesla são os mais pesados, com as baterias a representarem grande parte deste valor. Mas se for aprovado no orçamento do governo norueguês, vai afetar as vendas de todos os carros elétricos neste país escandinavo.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Este imposto surge contranatura aos objetivos do governo norueguês, que foi o primeiro país a europeu a anunciar a proibição da venda de novos automóveis a gasolina, já a partir de 2025. As autoridades já estão a planear uma política fiscal que vai ser baseada no facto de que toda a gente vai comprar um automóvel elétrico, mas se o público vai trocar os carros tradicionais por elétricos, vai precisar de incentivos fiscais iniciais.

E a Noruega até tem um exemplo de como uma política fiscal deste género pode ser um tiro nos pés. A Dinamarca já tinha começado a eliminar as benesses fiscais desde 2016, e o resultado foi uma quebra significativa das vendas para estes veículos, especialmente para a Tesla. É óbvio que os governos europeus vão ter que substituir o imposto automóvel de carros tradicionais por um imposto automóvel para carros elétricos, e faz sentido fazê-lo de forma progressiva, mas também seria preferível esperar que estes carros representassem uma fatia mais significativa do parque automóvel.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.