Nova rival da Tesla promete maior autonomia elétrica e 1000 CV

A autonomia elétrica e o preço de venda ao público continuam a ser os dois fatores mais decisivos para a competitividade da nova geração de carros elétricos. A startup Lucid Motors promete bater a Tesla na autonomia e nas performances

Peter Rawlinson tem um grande desafio pela frente — bater os seus ex-patrões. O engenheiro britânico foi o chefe de desenvolvimento do Tesla S e depois de sair da empresa de Ellon Musk decidiu lançar-se na aventura de criar uma nova marca de mobilidade elétrica — a Lucid Motors.

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A empresa está a desenvolver os seus primeiros modelos, que deverá lançar no mercado no início de 2018 e o objetivo parece claro — bater a Tesla nos aspetos técnicos que lhe valem a liderança da nova geração de veículos de mobilidade elétrica.

O modelo standard da Lucis vai oferecer uma autonomia elétrica idêntica ao Modelo S da Tesla, mas terá um pack adicional de baterias com uma capacidade adicional de 130 kWh que lhe permitirá alcançar 643 quilómetros de circulação sem necessitar de recarregar, valor muito superior aos 506 quilómetros que a Tesla agora oferece no seu modelo S P100D.

Potência de 1000 CV

A Lucid anunciou esta semana que o pack de baterias para o seu primeiro automóvel está a ser desenvolvido em conjunto com a Samsung SDI e que oferecerá a maior densidade energética da indústria automóvel, bem como uma maior resistência a danos provocados por cargas rápidas.

Além da autonomia adicional, este pack de baterias vai permitir à berlina Lucid alcançar prestações dignas de super-desportivo com uma aceleração dos 0-100 km que pretende ser inferior aos 2,5 segundos do Tesla S. Para essa proeza conta com uma potência combinada de 1000 CV, com um motor a disponibilizar 400 CV para as rodas da frente e um segundo motor a debitar 600 CV para as rodas traseiras.