Novas habitações obrigadas a ter carregadores para veículos elétricos

09/10/2017

Dando mais um passo para a implementação da mobilidade elétrica, o Governo liderado por António Costa, aprovou uma nova série de regulações referentes à eficiência energética, tornando obrigatório a partir de 2019 que todas as novas habitações tenham postos de carregamento para veículos elétricos.

Integrando essa mesma política num esforço de sustentabilidade da rede elétrica através da aposta nos sistemas V2G (Vehicle to Grid) e V2H (Vehicle to Home), os quais também irão sofrer um impulso a curto prazo, o Executivo pretende desta forma acelerar a aceitação dos veículos elétricos, consoante aponta o jornal O Público, que teve acesso às Grandes Opções do Plano (GOP) até 2019.

Assim, atendendo a esta nova disposição, que vem complementar o regulamento que prevê já a existência de uma rede elétrica capaz de suportar o carregamento de veículos elétricos, todos os novos edifícios e locais de habitação com construção a partir de 2019 terão de dispor de um ponto de carregamento.

De igual forma, está estabelecida a intenção de promover o esquema de incentivos para os veículos elétricos, que deverão abarcar os particulares, empresas e a Administração Pública, conforme refere igualmente O Público.

A expansão da rede de carregamento a nível nacional – que tem neste momento instalados 31 dos 50 pontos rápidos inicialmente previstos – será outra das bandeiras desta nova fase de mobilidade sustentada. Tanto mais que uma fonte citada por aquela publicação assegura que a rede de carregamento será reforçada e repensada nos dois próximos anos com 280 novos locais de postos semi-rápidos e a transformação de 100 dos atuais pontos de carga normal (os mais lentos e em maior número) para semi-rápida.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.