A Audi está apostada na redução das emissões poluentes e dos consumos dos seus novos modelos e irá dar mais um passo nesse sentido com a introdução de um sistema elétrico de 48 V para todas as variantes do A8.

Este novo modelo de topo da marca alemã, que irá ser revelado no próximo Audi Summit de Barcelona, a 11 de julho, irá assim contar com tecnologia micro-híbrida ao longo de toda a gama, numa forma de aumentar a sua eficiência de utilização.

O sistema do novo A8 será composto por um alternador/motor de arranque elétrico de 48 V refrigerado a água em complementaridade com uma bateria de iões de lítio de 10 Ah (situada na bagageira), o que não permite qualquer tipo de autonomia elétrica de condução, mas incrementa as funcionalidades de ‘coasting’, start-stop e de assistência a alguns consumíveis. O motor de arranque convencional fica apenas reservado para ignições a frio do novo Audi A8.

No caso da tecnologia apresentada pela Audi, uma das grandes mais-valias está na possibilidade de o tempo de condução em ‘roda-livre’, ou seja, com o motor desligado, ser aumentado para os 40 segundos em velocidades entre os 55 km/h e os 160 km/h, com o alternador elétrico a permitir arranques do motor de combustão em tempo mínimo e sem que tal seja percetível ao condutor quando este assim o desejar. Com este sistema, a Audi aponta uma redução dos consumos na ordem dos 0,7 l/100 km. Além disso, o start-stop também tem um funcionamento mais amplo, acionando-se agora a partir dos 22 km/h.

Noutro capítulo, o sistema da marca dos quatro anéis conta até com um tipo preditivo de assistência de arranque integrado na função start-stop, com os sensores do veículo e uma câmara dianteira a lerem o trânsito e, caso detetem que o carro da frente se movimenta no engarrafamento, a movimentarem-no para manter a fluidez do trânsito. Esta função acontece mesmo com o pedal do travão ainda pressionado pelo condutor.