M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Israel quer estar na vanguarda do desenvolvimento de transportes públicos ecologicamente sustentáveis, e para o fazer é preciso acabar com a desvantagem dos longos carregamentos de bateria. Para isso, a Electroad propõe a criação de estradas que carregam diretamente a bateria dos autocarros, mas que também vai poder ser aproveitada por qualquer automóvel que use este tipo de energia.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A grande vantagem é que, com carregamento constante, as baterias do autocarro podem ser bem menores. A Electroad propõe um pequeno acumulador, com capacidade suficiente para pequenos trajetos, no máximo de cinco quilómetros, mas o veículo fica bastante mais leve e consome menos energia elétrica. O sistema, desenvolvido nos Estados Unidos e apelidado de Transferência Dinâmica de Energia, também permite partilhar energia com outros veículos na estrada.

Estes sistema está em testes nas instalações da Electroad em Cesareia, mas recentemente foi concedido uma licença pelas autoriadades locais de Tel Aviv, capital israelita, para começar a testar o sistema em estradas públicas. O arranque dos testes está previsto para 2018, prevendo-se também uma ligação de 17 km entre o centro de Eilat, no sul do país (no Golfo de Aqaba) e o aeroporto local.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.