M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Quando se pensa em usar o vento como fonte de energia, a limitação mais óbvia é a falta de vento, que pode acontecer durante períodos de duração interna. Por isso, o ideal é estar sempre vento, e quanto mais forte melhor. Teoricamente, um vendaval devia ser bom pois iria gerar muita energia. E um furacão? Seria possível aproveitar toda a energia gerada?
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O astrofísico e promotor de ciência, Neil DeGrasse Tyson, acredita que sim. Tyson foi a um programa televisivo matinal nos Estados Unidos reclamar que os cientistas deviam procurar por maneiras de reaproveitar toda aquela energia, de modo a que as pessoas não tenham que fugir do furacão, pois tudo na cidade deverá continuar a funcionar.

Existem, no entanto, problemas naturais em conseguir aproveitar esta energia, nomeadamente a força destrutiva dos furacões. Embora um furacão contenha a força de cerca de 600 terawatts, gerando em poucos dias mais do dobro da produção anual de energia eólica nos Estados Unidos, a força dos ventos é suficiente para destruir qualquer infraestrutura, e as hélices são particularmente vulneráveis.