A Austrália é um dos 10 países com mais horas de sol anuais, ultrapassando as 3500 horas nalgumas zonas, mas a energia solar tem sido mal aproveitada. Felizmente, isto já está a mudar, com um projeto para a construção de uma das maiores quintas solares do mundo. Com este novo interesse, é possível que a Austrália se torne também o primeiro país a conseguir desenvolver um automóvel capaz de funcionar com energia solar.

A EVX é uma empresa que está a desenvolver novas tecnologias para tornar os automóveis mais eficientes. O destaque vai para um kit que pode ser montado em automóveis a gasolina, convertidos para funcionar em modo híbrido ou elétrico com motores individuais ligados às rodas, o que poderá reduzir o consumo de combustível em 50 por cento. Outros equipamentos são um sistema de recuperação de energia através dos amortecedores, e uma bateria arrefecida a ar.

Mas o futuro aponta para o desenvolvimento de painéis solares, que vão poder ser usados para motorizar o primeiro automóvel protótipo da EVX, o Immortus. Este carro de aparência desportiva vai ter uma série de células fotoelétricas espelhas pelo tejadilho, capô e zona traseira, com o objetivo de gerar energia suficiente para se mover sem necessidade de se ligar à corrente. Quanto a prestações… os engenheiros prometem autonomia infinita se o carro não passar dos 60 km/h

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.