M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Na década passada, Henryk Fisker foi um dos primeiros a construir automóveis elétricos desportivos. Agora, o empresário dinamarquês já não tem nada a ver com o modelo desportivo que criou, o Karma, mas recuperou a marca Fisker para apostar em novas soluções de mobilidade.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Mantendo o tema do carro elétrico, uniu-se à empresa chinesa Hakim para criar o primeiro veículo concebido para cidades inteligentes, o Fisker Orbit. A Fisker descreve o Orbit como um “smart shuttle”, um veículo criado para ser ecológico, autónomo e partilhado, todas as características que se espera que os automóveis venham a adotar durante as próximas épocas.

Se a Fisker é famosa entre os entusiastas dos automóveis e os especialistas em carros exóticos, a sua parceira Hakim é menos conhecida. Mas a empresa chinesa é vital para a funcionalidade do Orbit, pois tem vindo a desenvolver a infraestrutura necessária para tornar os carros autónomos uma realidade, para permitir aos carros não só comunicar uns com os outros, mas também com sinais de trânsito e outros sistemas de comunicação que vão ser usados para definir as melhores rotas dentro das cidades e para evitar zonas perigosas.