M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O lixo na estrada é um dos principais problemas rodoviários no Reino Unido, com a limpeza das estradas a representar um dos custos mais elevados para a Highways England, equivalente britânico da Infraestruturas de Portugal (antiga Estradas de Portugal). O custo anual de limpar o lixo à beira da estrada é de oito milhões de libras, ou pouco mais de nove milhões de euros, ou seja, 200 mil sacos por 40 libras cada, que também é o valor de tapar um buraco na estrada.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Para acabar com este flagelo, a empresa pública britânica vai testar novos caixotes em forma de funil e colocá-los à beira das estradas mais atacadas pelo problema do lixo, durante 10 semanas. A ideia é que as pessoas possam desfazer-se do lixo nestes recetáculos, sem ter que sair do carro. Em simultâneo, uma empresa privada, a Wybone está a tentar instalar o seu design mais convencional para caixotes, mas usando o mesmo princípio de funil, para ser utilizado em estações de serviço.

Se os automobilistas tiverem a oportunidade de se desfazer do lixo em viagem, poderá ser menos provável que se sintam tentados a atirar resíduos para a beira da estrada. No entanto, o formato em funil parece ser um atrativo para as pessoas experimentarem jogar basquetebol de dentro do carro e tentar acertar em andamento, sem sequer pararem, arriscando-se a falhar e a deixar o lixo fora do caixote.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.