M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Singapura é um dos países com o trânsito mais complicado do mundo. A ilha está quase toda urbanizada, com uma densidade populacional de quase 7800 habitantes por quilómetro quadrado. Por isso, o governo deste país asiático controlava por via legal o crescimento do parque automóvel. Mas isso vai acabar em fevereiro… pois a Autoridade de Transportes vai proibir completamente a entrada de novos automóveis até 2020.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A proibição não será total. O que a lei diz é que o crescimento do parque automóvel de passageiros vai ser de zero, portanto vai ser possível substituir um carro por outro, mas não importar mais do que o número de automóveis não pode crescer mais. O governo de Singapura pretende assim promover o uso de transportes públicos. O preço normal de um automóvel já é quatro vezes maior do que nos Estados Unidos ou Europa.

A Autoridade de Transportes vai investir bastante nos transportes públicos num futuro próximo, até 17,5 mil milhões euros nos próximos cinco anos, a maioria na expansão da rede de caminhos-de-ferro, mas também em subsídios para a rede autocarros.