Tesla quer tornar o trabalho dos camionistas mais ecológico

M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Dentro de poucos anos, camiões autónomos vão começar a percorrer as auto-estradas da América do Norte e da Europa sem ninguém ao volante. Mas Elon Musk acredita que os camionistas ainda têm alguns anos de serviço pela frente, e vão necessitar de camiões mais eficazes a fazer o transporte de uma forma ecológica. Assim, setembro vai ver a entrada da Tesla no mercado dos pesados, com o camião Nikola (o primeiro do inventor Nikola Tesla).
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Nikola vai ser o primeiro camião movido a eletricidade a circular na estrada, e Elon Musk promete que vai ser “de outro nível”, reduzindo os custos de utilização graças ao motor elétrico, e melhorando a segurança. Nesta primeira geração, o camião aparenta ter uma cabine espaçosa para o condutor, mas a médio prazo a Tesla vai avançar para a produção de veículos autónomos, o que vai tornar o transporte de mercadorias ainda mais rápido e barato.

Mesmo assim, a cabine espaçosa poderia ser usada. Em vez de estar virada para a condução, podia ser usada como um escritório móvel, o que seria mais prático para camionistas independentes, que poderia tratar de detalhes burocráticos durante a viagem, em vez de estar preocupado com a estrada.