M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Com a entrada no mercado do seu primeiro automóvel a hidrogénio, o Toyota Mirai, a marca japonesa vai mais longe no seu objetivo de reduzir a poluição do ar, criando também a primeira campanha publicitária ecológica. Na Califórnia, o estado dos Estados Unidos com os controlos de poluição mais apertados, a Toyota vai colocar 37 painéis publicitários que vão retirar do ar os óxidos de azoto. Estes elementos compõem a névoa poluente que envolve as cidades e contribuem para a criação de chuva ácida.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Estes painéis, que vão estar colocados nas cidades de Los Angeles e San Francisco, vão funcionar, na prática, como os catalizadores dos carros com motor a gasolina. Os painéis de vinil estão cobertos com dióxido de titânio, que reage com o oxigénio para remover os óxidos de azoto (NOx) do ar, aproveitando o azoto para criar nitratos. Estes podem ser usados na composição de fertilizantes.

Com estes painéis em ação, a Toyota, a Clear Channel Outdoors (que explora os painéis publicitários) e a Pureti (que desenvolveu a cobertura de dióxido de titânio) querem contribuir para retirar do ar o equivalente às emissões poluentes mensais de 5285 automóveis. Esta tecnologia vai estar disponível em breve para outros anunciantes.