M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O problema com o tempo de recarga das baterias dos automóveis elétricos vai ser resolvido muito em breve. E a marca que vai iniciar esta tendência deverá ser a Toyota, graças a uma inovadora tecnologia de baterias, de acordo com o jornal japonês Chunichi Shimbun, com o primeiro automóvel a chegar ao mercado dentro de apenas cinco anos, em 2022.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Esta tecnologia vai recarregar as baterias em apenas alguns minutos, permitindo aos construtores automóveis cumprirem os objetivos de vários estados europeus. Muitos países preveem eliminar a venda de automóveis tradicionais com motor de combustão bem antes da passagem do ponto intermédio do Século XXI, com datas limites que oscilam entre 2030 e 2040, com a eletrificação total da rede automóvel a acontecer quase em simultâneo.

A Toyota ainda não confirmou que está a trabalhar numa tecnologia deste género, que deverá substituir as atuais baterias de iões de lítio por materiais sólidos, nomeadamente o sódio, acumulando mais energia e reduzindo bastante o tempo de recarga. Esta tecnologia parece ser bastante parecida com a pesquisa da engenheira portuguesa Helena Braga, investigadora que trabalha com a Universidade do Texas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.