M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Toyota já começou a tentar revolucionar o conceito de transportes de mercadorias, colocando em operação um novo conjunto de camiões, que vão transportar cargas pesadas na zona portuária de Los Angeles. E enquanto os camiões elétricos ainda parecem estar longe de se tornarem uma realidade rotineira, outra tecnologia ecológica serve para mover estes veículos pesados: a célula de combustível.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A célula de combustível queima hidrogénio, tendo como subproduto do uso deste combustível a junção de hidrogénio e oxigénio. Ou seja, água. Esta tecnologia tem sido testada regularmente desde os anos 90, por marcas como a BMW, Opel, Honda e mais recentemente, a Toyota, com o Mirai. Nunca conseguiu, no entanto, tornar-se uma alternativa credível aos combustíveis fósseis… até agora.

Estes camiões da Toyota foram instalados nos portos de Los Angeles e Long Beach, na Califórnia, com base no Project Portal, um conceito tecnológico que adapta as células de combustível para uso em veículos pesados. Esta tecnologia baseia-se na que já é usada no modelo Mirai, mas aqui consegue gerar a força necessária para mover um veículo de 35 toneladas numa distância máxima de 320 km, com uma potência de 670 cv e um binário de 1800 Nm.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.