M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os camiões do lixo vão tornar-se mais práticos de operar num futuro próximo, e a Volvo Trucks vai ser a responsável. O construtor sueco de veículos pesados (que não é dono da marca de carros Volvo desde 1999) começou a testar tecnologia autónoma num camião de lixo, deixando o camião a circular sozinho na estrada e a libertar os seus operadores para tratarem exclusivamente da parte do saneamento.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Volvo pretende desenvolver tecnologia de automação para usos que vão além do automóvel comum, de modo a tornar várias utilidades públicas mais eficientes, beneficiando a sociedade. Em vez de ser pensado exclusivamente para operar de acordo com o trânsito, este sistema vai permitir ao camião circular em locais rodeados de obstáculos, levando em conta a posição de caixotes do lixo ou de resíduos que ocupem parte da via.

Para o condutor, a vantagem é que já não precisa de mover o camião de um ponto de recolha de lixo para o seguinte. O camião simplesmente circular a uma velocidade baixa, e os responsáveis pelo saneamento local podem simplesmente concentrar-se na tarefa da recolha de resíduos. Lars Stenqvist, responsável pelo desenvolvimento técnico na Volvo Trucks, revelou que isto vai reduzir lesões no trabalho, principalmente nos joelhos. Este camião do luxo autónomo vai continuar a ser testado em associação com a empresa de reciclagem Renova até ao final de 2017.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.