A Peugeot sabe que a renovação dos seus concorrentes não para, pelo que o seu ponta de lança no segmento dos SUV compactos também tem de ser renovado, mesmo que ligeiramente, como demos conta no artigo de apresentação em separado. O 3008 continua a ser um dos modelos mais bem-sucedidos do mercado, luzindo as suas características-chave de dinamismo, eficiência, qualidade e tecnologia. Para 2021, alterações circunstanciais e a mesma competência.

Na apresentação nacional, pudemos fazer um primeiro contacto com o renovado 3008 na versão híbrida plug-in de 300 CV e tração integral, a Hybrid4. Tal como a restante gama, o SUV beneficia de estética retocada em diversos aspetos, nomeadamente na dianteira, onde se podem encontrar nova grelha, novos faróis e novos para-choques, a que se junta ainda um novo grafismo dos farolins atrás e novas opções de cores exteriores. Os indicadores de mudança de direção são dinâmicos. Noutros apontamentos, as jantes podem chegar às 19 polegadas. Os níveis de equipamento de topo GT contam com elementos estéticos específicos nos faróis LED e grelha, havendo em opção um pack especial ‘Black’, que adorna a carroçaria com diversos elementos em preto.

A bordo, a vivência e qualidade acima da média que já encontrámos no 3008 original desde que foi lançado mantiveram-se, o que quer dizer que este SUV se mantém atual e com uma aparência ‘fresca’, pautado por bons materiais que, no caso da unidade que pudemos utilizar, eram reforçados pelos apontamentos em madeira no tablier e portas e pelo sistema de som de alta fidelidade da Focal, um ‘mimo’ para quem aprecia a qualidade sonora acima de tudo. Altamente recomendado para os audiófilos.

A posição de condução não se altera, oferecendo boa visibilidade geral para o condutor, sendo a integração dos comandos também mais fácil de ‘obter’ do que nos mais pequenos 208 e 2008, sobretudo no que toca ao posicionamento do volante e a sua combinação com o painel de instrumentos.

Além disso, a evolução do sistema i-Cockpit acrescenta ainda maior funcionalidade e valor (em ecrã de 12.3 polegadas), algo que se pode complementar com um ecrã tátil de 10 polegadas, uma novidade neste modelo, com renovação ligeira do sistema de infoentretenimento. No caso da unidade ensaiada, tratando-se de um híbridos, conta com um botão dedicado para acesso aos menus do sistema eletrificado, permitindo ver o funcionamento do sistema em tempo real ou acionar o modo ‘e-Save’, que permite guardar uma quantidade de carga na bateria elétrica para uso posterior.

Fluído e agradável de conduzir

Sem novidades técnicas de relevo, o 3008 mantém opções a gasolina, Diesel e híbridas, surgindo estas duas com natural destaque. Na base dessa oferta está uma versão de tração dianteira e 225 CV de potência, estando no topo a versão com 300 CV e tração integral eletrificada (Hybrid4). Ambas as variantes têm apenas a caixa automática de dupla embraiagem de oito velocidades (EAT8).

Esta variante recorre a um motor térmico 1.6 de quatro cilindros e 200 CV de potência, associado a dois motores elétricos, um por cada eixo, de 110 CV na dianteira e de 113 CV na traseira, possibilitando assim a obtenção de 300 CV de potência combinada e de 520 Nm combinados. Valores que servem para condução muito fluida e agradável, valendo-se do binário elétrico instantâneo para subir de ritmo com tremenda facilidade, algo que consegue fazer também apenas com recurso ao sistema elétrico. Aqui, suavidade e intensidade combinam-se para uma experiência premium, sublinhada por boa insonorização.

O compromisso dinâmico não se alterou, pelo que o 3008 oferece um dos melhores resultados em termos de conforto e qualidade de condução do seu segmento, valendo-se de direção precisa e de chassis muito competente, capaz de oferecer elevada resistência torsional em curva e confiança ao condutor no dia a dia. Valiosa conveniência, portanto.

A bateria de iões de lítio tem uma capacidade de 13.2 kWh, com uma autonomia estimada de 59 quilómetros na versão de maior potência (56 quilómetros na de 225 CV), dispondo de um carregador de bordo de 3.7 kW, embora possa dispor de uma unidade opcional de 7.4 kW. Os tempos de recarga estimados variam entre 1h45 com wallbox de 7.4 kW e carregador de bordo opcional de 7.4 kW, as 4 horas numa tomada reforçada (16A) com carregador de bordo de série (3.7 kW) e as 7 horas numa tomada doméstica standard (8A) com o carregador de 3.7 kW.

No nosso ensaio, ao cabo de 80 quilómetros por Lisboa e arredores, obtivemos uma média de consumo de 2,9 l/100 km (consumo anunciado de 1,3 l/100 km), sem grandes preocupações de poupança, permitindo cerca de 48 quilómetros elétricos. Valores que poderiam ser reduzidos, mas face ao tempo disponível no qual ensaiámos diferentes configurações (incluindo modo ‘Sport’ dos modos de condução para tirada mais dinâmica), bastante aceitáveis. A posição ‘B’ da caixa de velocidades permite maior regeneração da energia cinética.

O equipamento também foi renovado, sendo reforçado. Destaque para a opção ‘Night Vision’, que através da câmara dianteira consegue visualizar o ambiente à frente do veículo, alertando para o potencial de atravessamento de peões ou veículos à sua frente em condições de visibilidade reduzida. A capacidade do sistema garante a deteção até 200 a 250 m, além do alcance dos máximos, exibindo uma apresentação em infravermelhos ao centro do cluster digital, ou seja, no campo de visão do condutor, Noutra nota, os sistemas de condução semiautónoma, como o cruise control com função de stop & go, estão também disponíveis.

A renovada geração do Peugeot 3008 Hybrid4 está disponível com preço a partir dos 51.635€ no nível Allure, embora a gama híbrida se inicie nos 46.635€ da variante com tração dianteira e 225 CV.

Em suma…

O Peugeot 3008 mantém as suas boas qualidades enquanto SUV familiar de qualidade acima da média no seu segmento, sendo reforçado nalguns aspetos, como a estética, equipamento e tecnologia, não alterando em demasia o seu carácter. Por outro lado, acrescenta valor a uma proposta que continuará a ser muito bem recebida no mercado nacional, fruto de uma boa imagem e noção de qualidade percebida. As versões híbridas plug-in, como a ensaiada, trazem uma outra dimensão de eficiência e prestações, mas o preço pode ser ainda dissuasor para os clientes particulares (em contraponto com os clientes empresariais).

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