Acabado de chegar ao mercado nacional, o novo Tesla Model Y promete dar continuidade ao trajeto de sucesso que a marca de Elon Musk tem vindo a desenhar um pouco por todo o mundo. Desta feita, com um SUV de dimensões mais compactas do que as do Model X, sendo mais adaptado assim ao Velho Continente e partilhando muitas das suas virtudes com o Model 3. Tivemos a oportunidade de efetuar um primeiro contacto com o Model Y Long Range e a impressão geral foi francamente positiva.

Cada novo modelo da Tesla tem-se revelado um sucesso quase imediato e, olhando para os atributos do nodo Model Y, a estória não deverá ser muito diferente com este SUV apontado aos clientes do segmento Premium, que dão valor não só à qualidade geral, mas também às prestações e tecnologia.

Naturalmente, o Model Y enverga um certo ar de família em relação aos demais modelos da Tesla, nomeadamente com o Model 3, com o qual partilha a filosofia de elétrico mais acessível. O design, que não deixa de ser um forte argumento, é semelhante, embora a traseira se diferencie de forma evidente: mais volumosa, a bagageira é o seu ponto-chave, com o portão de acionamento elétrico a revelar um bocal extremamente amplo no formato e em capacidade: 854 litros no compartimento traseiro, a que se junta ainda um compartimento dianteiro (a ‘frunk’, uma aglutinação dos termos ‘front trunk’, que significam bagageira dianteira) com 117 litros. No total, a Tesla aponta uma capacidade total de 2158 litros, o que não deixa de ser impressionante. A chapeleira está ausente atrás, mas o óculo posterior é opaco de fora para dentro, assim protegendo os bens de olhares indiscretos.

De resto, a qualidade tem vindo a crescer na construção e nos materiais, com detalhes que denotam cuidado como os revestimentos internos das portas na zona das bolsas, que ajudam igualmente na insonorização e que dão outro aspeto a um interior simples no sentido em que está desprovido de uma grande parte de botões e de comandos físicos. Tal como no Model 3, o ecrã tátil central de 15” congrega a quase totalidade dos comandos e funcionalidades gerais, desde o ajuste da coluna da direção e dos espelhos, até às funcionalidades do sistema de condução semiautónoma ou do infoentretenimento bastante completo. Neste aspeto, o Model Y está em grande nível, com uma proposta tecnológica avançada que oferece não só navegação por acesso ao Google Maps, mas também ‘streaming’ áudio do Spotify e conectividade com o smartphone. Além disso, há outras ‘apps’ e funcionalidades de entretenimento a que os ocupantes podem aceder a bordo do Model Y.

Embora mais compacto do que o Model X, importa referir que o Model Y não é propriamente pequeno. Com 4751 mm de comprimento, 1921 mm de largura (sem contar com os espelhos retrovisores), 1624 mm de altura e 2890 mm de distância entre eixos, as suas proporções são suficientemente generosas para se assumir como um SUV a meio caminho entre os compactos e os de grandes dimensões, tendo como benefício evidente a habitabilidade e o espaço para bagagens, como atrás referido. Os bancos dianteiros têm ajuste elétrico, com a posição de condução mais alta a ser uma das suas características.

Quanto à comodidade, viaja-se com desafogo no Model Y, podendo até albergar três passageiros atrás, mesmo que a altura possa ser menos conveniente para adultos mais altos devido à curvatura do tejadilho. Seja como for, não lhe faltam argumentos de espaço e de bons detalhes a bordo. Para os ocupantes há ainda uma sensação de luminosidade constante graças ao tejadilho de vidro escurecido com proteção ultravioleta e infravermelha, o que, ainda assim, exposto ao Sol contínuo, não evita algum aquecimento suplementar do habitáculo. Uma constatação de que não se pode ter tudo.

Destaque ainda para o sistema áudio premium com 14 altifalantes, subwoofer e dois amplificadores que se traduzem numa experiência sonora de excelência, para os perfis de condutores personalizados (armazenando preferências de diferentes condutores) e para o sistema de filtragem de ar HEPA.

A Tesla adianta que ainda não tem data de entrega para outras configurações de lugares neste momento.

Bons detalhes na estrada

A condução do Model Y tem alguns paralelismos com o Model 3, distanciando-se desse pela posição de condução mais elevada. Mas, identicamente, oferece uma visão ‘limpa’ em todas as direções, com o ecrã central a oferecer também as informações de condução, como a velocidade, informação de luzes, autonomia (em percentagem ou quilómetros restantes) ou mensagens do estado do veículo. Apesar de se perceber a vontade de ‘simplicidade’ e agrupamento de comandos, acaba por ser uma solução que agradará a uns e menos a outros, nomeadamente por não ter a velocidade ao alcance direto do olhar. Não sendo defeito, é claramente um traço de feitio. De igual forma, o simples ajuste dos espelhos por intermédio do ecrã (em associação com os comandos do volante) exige habituação.

Mas, na estrada, os outros predicados do Model Y sobrepõem-se, sobretudo na aceleração. Ora respondendo com suavidade, ora com a impetuosidade digna de um desportivo, o Model Y é muito rápido a ganhar velocidade, tornando qualquer manobra de ultrapassagem num processo simples, valendo-se de configuração de dois motores elétricos (um por eixo) para oferecer tração integral e uma potência combinada de 351 CV, o que na prática serve já para todas as exigências. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 5,0 segundos e a velocidade máxima está cifrada nos 217 km/h, para uma autonomia de 507 quilómetros com uma única carga. A bateria tem uma capacidade de 75 kWh.

Valendo-se da travagem regenerativa e da enorme eficiência dos seus motores elétricos, é possível atingir esse mesmo valor, com os dados do nosso curto ensaio – cerca de 100 quilómetros – a ‘devolverem’ uma média de 15.4 kW/100 km, com passagens por cidade, nacionais e vias rápidas. O carregamento fica assegurado pelos postos rápidos de até 250 kW (DC) e de 11 kW (AC).

Dinamicamente, além da sua insuspeita rapidez de arranque e de prestações acima da média, vale a pena destacar outra particularidade do Model Y, na versão ensaiada com jantes de 20”, que é a suspensão de pendor mais firme. Não chegando a ser desconfortável, deixa perceber muitas das irregularidades do piso.

Model Y Performance

Para o primeiro trimestre de 2022 está reservada a chegada de uma versão mais desportiva do Model Y. Denominada Model Y Performance, esta variante continuará a dispor de configuração de motor duplo para tração integral, mas com aceleração dos zero aos 100 km/h em 3,7 segundos e velocidade máxima de 241 km/h. A autonomia estimada ronda os 480 quilómetros. Com jantes de 21 polegadas, terá um preço base de 71.000€.

Em contrapartida, revela grande segurança em curva, podendo também curvar de forma rápida sem ter, no entanto, a pretensão de um desportivo. Essa acaba por ser uma ideia comum a muitos elétricos: a facilidade com que aceleram parece atribuir-lhes um epíteto de desportivo ‘puro’ que não ambicionam ter em trajetos sinuosos. O Model Y não é diferente: é um ótimo cruzador de longa distância, bem insonorizado e deveras competente na eficiência e nas prestações, que não se nega a uma condução empenhada quando necessário.

Já conhecida, a condução semiautónoma do Auto Pilot posiciona-se como um valioso assistente de viagem, com a possibilidade de gerir a direção, acelerador e travões em troços de autoestrada, funcionando com eficácia e competência, mas sem dispensar a atenção e a prudência do condutor, que deve manter-se em supervisão de todos os acontecimentos. Inseridos no Auto Pilot estão um conjunto de sistemas que vale a pena destacar: Travagem de Emergência Automática, Alerta de Colisão Frontal, Alerta de Colisão Lateral, Alerta de Colisão no Ângulo Morto, Correção de Transposição de Faixa e Assistente de Saída de Faixa de Emergência.

Em suma…

Há muitos motivos para acreditar que o Model Y será um sucesso como os demais modelos da Tesla. Em muitos aspetos, é uma evolução nítida, como por exemplo, na qualidade de construção, por outro lado beneficiando dos mesmos princípios tecnológicos do Model 3 e de um sistema motriz que lhe garante prestações de suster a respiração pela capacidade de resposta. Se os SUV continuam a ganhar tração e a potenciar o crescimento de diversas marcas, o Model Y não deverá ser diferente, oferecendo a funcionalidade necessária com dimensões mais contidas, bem ao jeito dos clientes europeus. O preço deste modelo arranca nos 65.000€ sem incentivos fiscais.

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