BMW 840d: Um desportivo que “voa” a gasóleo

30/03/2019

Discrição não é com ele. O novo BMW Série 8 faz virar cabeças à sua passagem, seja pela estética (arrebatadora, com tudo o que isso tem de subjetivo), seja pela sonoridade trabalhada do escape, que não deixa perceber o portentoso Diesel que trabalha sob o capot.

Este série 8 é comprido, largo e baixo, com uma fortíssima presença em estrada, retoma a denominação do modelo fabricado nas décadas de 80/90 do século passado e representa mais uma subida na escala de luxo da marca, respondendo aos anseios dos clientes do estatutário Série 7, que gostariam de ter um desportivo no mesmo segmento.

Mesmo parado, este 840d xDrive (tração às quatro rodas) destila agressividade. A enorme frente, com o duplo “rim” da BMW a impor-se, juntamente com as entradas de ar dão uma indicação (pálida dizemos nós) do que este coupé é capaz.

A traseira, com dupla saída de escape, saídas de ar e pneus 275/40 R20 a preencher bem as cavas das rodas será a visão mais recorrente que teremos deste coupé. Isto porque o 840d não vive só da imagem, pois à frente aloja-se um seis cilindros em linha, de três litros de cilindrada, 320 cavalos e 680 Nm de binário, disponíveis logo desde as 1750 rpm. Com a ajuda de uma eficaz caixa automática de oito velocidade, exemplar no seu escalonamento e na suavidade, este BMW acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,2 segundos e continua a sua escalada de uma forma avassaladora, acompanhado de uma sonoridade típica de um desportivo.

Devorador de quilómetros

O 840d xDrive ensaiado pelo Motor24 (cedido pela Caetano Baviera Porto) é uma máquina de devorar quilómetros, seja em autoestrada, onde se circula a velocidade legais ouvindo apenas o ronronar do motor, seja numa mais desafiadora estrada de montanha, onde as dimensões do 8 não impedem bons momentos de condução.

Com uma distribuição de potência que dá preponderância à traseira, e um sistema de quatro rodas direcionais (Direção Activa), dão a este grande coupé uma agilidade insuspeitável e uma segurança a toda a prova.

A resposta ao acelerador é imediata e as passagens de caixa ultrarrápidas. O carro tem uma distribuição de pesos ideal (50:50), um baixo centro de gravidade e muito dificilmente “perde a compostura”, perdoando quase todos os exageros.

A segurança passa, igualmente, pela boa posição de condução que este 840d permite, com bancos de elevado suporte lateral, volante com o diâmetro ideal e patilhas para as passagens de caixas manuais bem acessíveis. Um “plus” na facilidade com que este coupé se deixa levar é o sistema que memoriza, automaticamente, os últimos 80 metros de estrada ou rua percorridos. Vale isto por dizer que, se tivermos de recuar, numa rua estreita, por exemplo, o carro fá-lo sozinho, seguindo o trajeto que o levou até ali.

De igual modo, a câmara de vídeo frontal, além de uma ótima definição, possuí uma lente grande angular, que nos permite, no interior do carro, visualizar o tráfego lateral. De extrema utilidade para sair de um estacionamento ou, simplesmente, entrar num cruzamento ou entroncamento com menor visibilidade.

Espaço contido

Apesar das generosas dimensões (4,84 m de comprimento e 1,90 de largura), o 840d “só” mima os passageiros da frente, pois as duas pessoas que viajarem atrás vão sofrer com a linha de tejadilho descendente (apenas e 1,34 metros de altura) e não têm vida fácil para aceder ao interior. Mas, do mal, o menos, que tanto espaço é aproveitado para uma bagageira de dimensões generosas para o segmento.

Da qualidade do interior pouco há a dizer, com o 840d a destacar-se pelos materiais utilizados e pela solidez da montagem. Há, no entanto, alguns detalhes de ergonomia que poderiam ser revistos (haverá um excesso de botões e teclas, incluindo no volante), não gostámos do punho da alavanca de velocidade em cristal, nem de algumas funções do rádios serem comandados por gestos.

Com os preços a começarem nos 130 mil euros, o 840d redime-se nos consumos. Conduzindo despreocupadamente nunca passamos dos 10l/100 e em auto-estrada, com os olhos mais no computador de bordo que no velocímetro, chegamos a gastar 7,5l/100km.

FICHA TÉCNICA

BMW 840d xDrive
Motor: Diesel, seis cilindros, injeção direta, TGV, intercooler
Cilindrada: 2993 cm3
Potência: 320 CV/4400 rpm
Binário máximo: 680 Nm/1750 rpm
Tração: Total
Caixa: Automática de oito velocidades
Aceleração (0-100 km/h): 5,2 segundos
Velocidade máxima: 250 km/h
Consumo médio (anunciado): 5,9 l/100 km
Emissões de CO2: 154 g/km
Peso: 1955 kg
Preço base: 130.500€

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