Coube ao C3 inaugurar esta casta comemorativa com um conjunto de acabamentos e equipamentos distintos, começando pelas cores de carroçaria, com escolha entre branco, preto e cinza. Pensado para colecionadores e saudosos de modelos icónicos da marca francesa, os criativos do double chevron decoraram, no caso específico do C3, o exterior com elementos gráficos e pormenores em bronze, abrangendo desde as portas dianteiras, com logotipo ‘Origins – Since 1919’, ao tejadilho, passando pelo portão traseiro, os rebordos dos faróis de nevoeiro e das proteções laterais Airbump®. Tudo se completa com vidros escurecidos e jantes de liga-leve 17” Cross Black.
Para uma harmonia plena, o ambiente interior distingue-se por uma seleção de tecidos com costuras Gold e uma etiqueta ‘Origins’, uma faixa no painel de bordo em TEP Mistral, igualmente com pespontado dourado, e tapetes exclusivos.
No que respeita ao equipamento, este é baseado na versão FEEL, enriquecida com Citroën Connect Box (com Pack SOS e assistência), Citroën Connect Nav combinado com ecrã táctil de 7 polegadas, climatização automática e volante revestido a pele, acrescido de sensores de estacionamento traseiros.
Vocação citadinaO motor mais acessível da gama C3 é o 1.2 PureTech de 83 CV, uma mecânica que se adapta melhor a uma utilização citadina. Este bloco atmosférico de três cilindros é servido por uma caixa manual de cinco relações e tem uma entrega suave, ainda que nem sempre linear. Como tal, requer a mudança ideal a cada momento sob pena de não termos uma resposta satisfatória. Por isso, não se coaduna com uma atitude dinâmica, antes uma condução pouco apressada. Em contraponto, é mais silencioso face a outros motores tricilíndricos – ajudado pela boa insonorização do habitáculo –, e acusa consumos reduzidos. Conseguimos médias abaixo dos 7 litros, o que está em linha com os valores anunciados pela marca (entre 5,5 e 6,1 l/100 km, normas WLTP).
Em matéria de condução, o primeiro elogio vai para a posição de condução. Não só nos sentimos ‘integrados’ com o carro, graças ao tablier mais elevado, como é fácil obter o ajuste ideal para a estatura de cada condutor, possuindo neste aspeto particular bancos bastante confortáveis e com boa estrutura.
Há que realçar também o bom trabalho da suspensão. Embora no primeiro contacto sobressaia a sensação de uma atitude algo bamboleante em pisos disformes, no geral a nota é de um bom nível de conforto. A par disso, o chassis demonstra agilidade em estradas que põem à prova o controlo da carroçaria, incutindo confiança ao condutor.
Esta versão comemorativa Origins do C3 tem preços a partir dos 17.056€.
FICHA TÉCNICA
Citroën C3 Origins 1.2 PureTech
Motor: Gasolina, três cilindros
Cilindrada: 1199 cm3
Potência: 83 CV/5750 rpm
Binário máximo: 118 N.m/2750 rpm
Tração: Dianteira
Caixa: Manual, de 5 velocidades
Aceleração (0-100 km/h): 13,2 segundos
Velocidade máxima: 166 km/h
Consumo médio: 5,5-6,1 l/100 km
Emissões de CO2: 123-136 g/km
Preço base da versão Origins: 17.056€
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