Contacto com os novos Peugeot 508 SW em ‘versões’ Diesel

18/12/2018

A nova geração da Peugeot 508 SW foi presença constante nas estradas ao redor da vila de Cascais ao longo das últimas semanas e a razão foi simples: aquele foi o local escolhido pela marca gaulesa para a apresentação internacional desta carrinha que replica muitos dos traços da versão berlina, marcando pontos pelo visual, mas acrescentando-lhe um pouco mais de ergonomia familiar.

Esse é mesmo um dos predicados da versão carrinha, fazendo fé na sua maior capacidade de bagageira e na habitabilidade ampliada para marcar pontos face à versão irmã berlina. Destaca-se por ser 4 cm mais comprida do que essa (embora 4 cm mais curta do que a geração anterior) e pela linha de tejadilho baixa e alongada. A altura da carrinha é de 1,42 m (menos 6 cm do que na geração anterior), com pressupostos melhorados em termos de habitabilidade. As grandes melhorias apontadas pela Peugeot estão nos lugares traseiros, nos quais aumentaram o espaço para as pernas e cabeça. A plataforma é a mesma da berlina, ou seja, a eficiente EMP2.

Quanto ao espaço para bagagens varia entre os 530 litros e os 1780 litros, com os encostos dos bancos traseiros rebatidos, num vão com mais 25 mm de profundidade.

Mas, outro dos argumentos reside na condução, que apesar do alongamento de dimensões, continua a ser um ótimo cartão-de-visita da 508 também na versão carrinha, com natural equilíbrio em curva, num sinónimo de agilidade que também se demarca pela boa filtragem das imperfeições do piso, mesmo que em superfícies muito deteriorado salte à vista alguma firmeza de amortecimento. Uma opção que privilegia a condução mais dinâmica, portanto.

A solução de tablier i-Cockpit, com volante de pequenas dimensões e ecrã de instrumentos digital ao jeito de head-up display, obriga a algumas concessões na ergonomia de condução, mas contrapõe com a sensação de qualidade geral e ambiência vanguardista que é complementada com a configuração do habitáculo e do ecrã central, secundado por teclas de atalho de estilo piano. Num dia ventoso, como o que nos calhou em ‘sorte’, a sensação de refinamento geral apenas foi importunada por algum ruído aerodinâmico.

No capítulo mecânico, as duas motorizações turbodiesel de 130 e de 160 CV deverão ser as mais chamativas para quem procura uma carrinha para viagens mais longas. A opção mais acessível é a 1.5 BlueHDi com 130 CV de potência, sendo esta a única que pode ser associada a caixa manual de seis velocidades. No entanto, com a caixa automática de oito velocidades (EAT8), revela-se uma eficaz companheira de viagem, permitindo já respostas adequadas sem surpreender propriamente em termos desportivos.

Porventura mais apropriada para quem circula com mais carga ou efetua percursos com mais montanha com maior frequência, a versão de 160 CV exibe já uma outra musculatura, subindo de regime com vigor e tirando partido, uma vez mais, da eficaz caixa EAT8, que lhe confere utilização prática e desportiva, quando necessária. Seja como for, num caso e no outro, as impressões de condução são muito positivas, oferecendo-se como opções eficientes para utilizações distintas, sendo que naturalmente a versão de 160 CV responde com maior intensidade à pressão no pedal do acelerador.

First Edition para ‘abrir hostilidades’

No lançamento, tal como sucede com a berlina, também a carrinha terá uma First Edition, ou seja, uma edição limitada com mais equipamento, nomeadamente com jantes de liga leve de 19 polegadas, piso da bagageira em madeira, grelha com contorno preto brilhante, soleiras específicas da versão e, numa opção para fora do carro, uns auscultadores da Focal sem fios, que se coadunam com o sistema de alta-fidelidade presente no veículo.

A gama será composta pelos níveis Active, Business Line, Allure, GT Line e GT, esta última afeta unicamente às duas motorizações mais potentes: 1.6 PureTech de 225 CV e a 2.0 BlueHDi de 180 CV.

Os preços serão entre 2000 e 3000€ mais altos do que os das versões correspondentes berlina. O mesmo será dizer que a mais acessível será a 508 SW Active com motorização 1.5 BlueHDi de 130 CV com caixa manual numa variação entre os 37.300€ e os 38.300€.

FICHA TÉCNICA
Peugeot 508 SW BlueHDI 130 S&S EAT8
Motor: Diesel, quatro cilindros em linha, turbo, injeção direta
Cilindrada: 1499 cm3
Potência: 130 CV às 3750 rpm
Binário: 300 Nm às 1750 rpm
Velocidade Máxima: 210 Km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10 segundos
Transmissão: Tração dianteira; caixa automática EAT de 8 velocidades
Peso: 1420 kg
Consumo Combinado: 3.7 l/100km (NEDC)
Emissões de CO2: 98 g/km (NEDC)
Preço versão ensaiada: Não disponível

Peugeot 508 SW BlueHDI 160 S&S EAT8
Motor: Diesel, quatro cilindros em linha, turbo, injeção direta
Cilindrada: 1997 cm3
Potência: 160 CV às 3750 rpm
Binário: 400 Nm às 2000 rpm
Velocidade Máxima: 230 Km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,4 segundos
Transmissão: Tração dianteira; caixa automática EAT de 8 velocidades
Peso: 1530 kg
Consumo Combinado: 4.5 l/100km (NEDC)
Emissões de CO2: 118 g/km (NEDC)
Preço versão ensaiada: Não disponível

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