A Nissan elegeu a cidade sueca de Estocolmo para apresentar o novo Ariya à imprensa internacional, permitindo um novo contacto ao volante deste novo crossover 100% elétrico com base na plataforma CMF-EV. Uma boa experiência geral, com o Ariya a superar com grande mérito esta primeira prova.

Apesar de ter sido a primeira vez que pudemos conduzir o Ariya em estradas públicas, não foi a primeira vez que nos sentamos ao volante deste SUV, já que a marca levou a cabo um outro evento dinâmico em Jarama, há algum tempo. Porém, naquela ocasião, apenas pudemos experimentar o Ariya em circuito, com este a ter diversos tipos de percursos simulados no seu interior, o que não era propriamente representativo das suas potencialidades.

Agora, porém, com dois percursos de cerca de 90 quilómetros cada, foi possível perceber melhor como o novo Ariya se posiciona num segmento dos SUV compactos, almejando quase a um meio mais premium, graças a um interior bem construído, bem iluminado e com um reforço da vertente tecnológica que é muito bem-vinda. Com muita atenção aos detalhes e ao nível de acabamentos, o novo Ariya destaca-se pelo habitáculo muito acolhedor e repleto de materiais de boa qualidade, nomeadamente no tablier e nas portas, não faltando mesmo elementos em pele, Alcantara e madeira.

Nesta, os comandos táteis com resposta háptica são detalhe interessante e de fácil utilização.

Ao volante, com uma posição de condução elevada e boa visibilidade geral, este Ariya sobressai, antes de mais, pela qualidade de rolamento e pela excelente insonorização, sendo estas duas credenciais registadas logo aos primeiros metros. Um pisar sólido e suave, que as jantes de 19″ não traem, contribuindo assim para uma sensação de robustez durante a viagem.

A motorização elétrica de 160 kW/218 CV de potência e 300 Nm de binário é mais do que suficiente para todas as situações, valendo-se sobretudo das recuperações muito competentes, embora não tenha o ‘disparo’ em aceleração (desde parado) que muitos outros elétricos oferecem. Ao invés, uma fase inicial de arranque mais ‘morna’ que depois ganha fulgor em aceleração. Regra geral, um modelo de prestações convincentes, que também tira partido de modos de condução diferentes para variar as suas prestações, entre ‘Eco’, ‘Normal’ e ‘Sport’. As diferenças entre esses modos não nos pareceram muito profundas.

Por outro lado, num país onde os radares são às dezenas e com limites de velocidade a variar entre os 30, 50, 70 e 110 km/h, a autonomia do Ariya beneficia largamento com a ausência de excessos. Após 85 quilómetros num trajeto já efetuado com calor e com o ar condicionado sempre ligado, o consumo médio registado foi de 13.7 kWh/100 km, o que é um ponto muito positivo, permitindo (em teoria) superar por larga margem a autonomia anunciada de 403 quilómetros para esta versão, já que após 180 quilómetros de testes pelas estradas escandinavas, deixámos o Ariya com 257 quilómetros restantes e 56% de carga restante.

Para primeiro contacto ‘a sério’ com o Ariya, ficámos bastante agradados com a forma completa e sólida como este SUV se apresenta, tanto na construção, como na postura em estrada, revelando boas aptidões de conforto e refinamento em todos os tipos de estrada.

FICHA TÉCNICA
Motor: Elétrico; síncrono de íman permanente
Potência: 160 kW/218 CV
Binário: 300 Nm
Aceleração 0-100 km/h: 7,5 s
Velocidade máxima: 160 km/h
Autonomia WLTP: Até 403 km
Carregamento: AC até 7.4/22 kW; DC até 130 kW
Dimensões (C/L/A): 4595/1850/1660 mm
Distância entre eixos: 2775 mm
Bagageira: 466 litros
Peso: 1900 kg
Preço: 53.700€

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