Se a nova geração do 208 dá grande destaque à chegada do modelo elétrico, a grande parte das vendas será feita com as motorizações convencionais, ou seja, as de combustão interna, com a variante a gasolina a merecer natural destaque, mas com a Diesel a merecer também elogios.
Na apresentação internacional que decorreu, uma vez mais, em Portugal, toda a gama 208 esteve à disposição dos jornalistas e, se no caso do 208 elétrico o percurso foi curto, já os primeiros contactos com os modelos alimentados por motores térmicos foram diversificados na extensão e na leitura de potencialidades.
Versão com aptidões ligeiramente mais desportivas, a equipada com motor 1.2 PureTech a gasolina surge em três níveis de potência – 75 CV, 100 CV e 130 CV – tendo sido precisamente pela mais potente que a nossa convivência com o novo modelo gaulês se iniciou. Associado a caixa automática EAT8 com patilhas atrás do volante, esta mecânica mostrou veia aguerrida, sobretudo quando era preciso acelerar com rapidez, sendo bom companheiro para percursos mais sinuosos, mas sem que fosse particularmente positivo esticar uma relação de caixa para lá das 4000 rpm.
Foi também uma motorização indicada para perceber que o chassis do novo 208, com base em plataforma CMP de nova geração, tem afinação mais firme, mas que, posto isso, dá origem a uma condução bastante divertida, graças a elevados níveis de motricidade e estabilidade direcional que lhe permite ‘brincar’ nas curvas. Em mau piso, porém, reflete algum desse amortecimento mais firme nos ocupantes, mesmo não sendo situação demasiado penalizadora. A direção, precisa e rápida, contribui para a sensação geral de condução muito agradável, o mesmo se aplicando com a atuação da caixa de velocidades, eficaz na gestão do binário disponível para cada momento.
O mais polivalente
Com uma força maior em médios regimes e grande elasticidade de utilização, o motor 1.5 BlueHDi surge aqui apenas com uma variante, de 100 CV e binário de 250 Nm às 1750 rpm.
Demonstra grande eficácia nas suas tarefas de movimentar o 208 com destreza, apoiando-se em caixa manual de seis velocidades bem escalonada, mesmo que as duas últimas sejam mais longas. Com recuperações eficazes, a evolução do Diesel mostra que não deve ser posto de parte no grande cenário da indústria automóvel. Ainda assim, em carga, é ligeiramente mais ruidoso do que o seu equivalente a gasolina, mesmo que em velocidades estáveis, seja de notar o bom isolamento acústico.
Exibe as mesmas premissas de condução da variante a gasolina, não se notando o ligeiro aumento de peso de uma versão em comparação com a outra (não chegando, porém, nem de perto, aos 300 kg a mais que pesa o e-208 face ao gasolina).
As versões ensaiadas tinham modos de condução selecionáveis pelo condutor, mas com uma diferença – o 1.5 BlueHDi não oferecia o modo Sport, que até mesmo o e-208 registava. Esses modos de condução alteram a parametrização da direção e da entrega da potência, sendo em ECO que exista maior propensão para a economia e, por oposição, no Sport que as respostas ganham maior preponderância, a par de menor assistência na direção.
Depois, os preceitos de uma boa posição de condução que o sistema i-Cockpit acaba por penalizar ao obrigar a algumas concessões para se observar o painel de instrumentos. O volante de pequenas dimensões, plano em cima e em baixo, ajuda na condução desportiva. Destaque ainda para a instrumentação com efeito 3D, a qual, dizem os responsáveis da marca gaulesa, incrementa a capacidade de resposta do condutor em caso de emergência.
No acesso ao novo 208 passa a haver uma nova versão denominada Like, disponível apenas com os motores térmicos 1.2 PureTech 75 CV CVM5 e 1.5 BlueHDi 100 CV CVM6. O primeiro terá um custo de 16.700€ e o segundo um valor de 21.650€. Já o 1.2 PureTech 100 CVM6 terá um custo de 18.750€.
Gama | LIKE | ACTIVE | ALLURE | GT LINE | GT |
1.2 PureTech 75 STT CVM5 | 16.700,00 € | 17.600,00 € | – | – | – |
1.2 PureTech 100 STT CVM6 | – | 18.750,00 € | 20.800,00 € | 22.750,00 € | – |
1.2 PureTech 100 STT EAT8 | – | – | 22.400,00 € | 24.350,00 € | – |
1.2 PureTech 130 STT EAT8 | – | – | 23.750,00 € | 25.700,00 € | – |
1.5 BlueHDi 100 STT CVM6 | 21.650,00 € | 22.650,00 € | 24.600,00 € | 26.550,00 € | – |
100 kW (136 cv) | – | 32.150,00 € | 33.350,00 € |
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