Contacto SEAT Tarraco: Um toque desportivo com certeza

01/12/2018

Novo SUV da SEAT, o Tarraco promove uma subida de estatuto da marca ao propor funcionalidade a condução dinâmica. Chega em fevereiro com quatro motores – dois a gasolina e dois Diesel – e com sete lugares apenas.

Pensado para posicionar a SEAT num novo patamar, o Tarraco reflete bem aquilo que é a própria terminologia em língua inglesa: Sport Utility Vehicle. Ou seja, um misto de competências que visa agradar a um público mais alargado. No caso deste SUV de grandes dimensões, o terceiro da gama da SEAT, houve uma preocupação de conceber um modelo que mantivesse a filosofia mais dinâmica e, ao mesmo tempo, mais estilizada da marca espanhola.

Com base na já conhecida plataforma MQB A para veículos de distância entre eixos mais longa (utilizada também pelo Skoda Kodiaq), o Tarraco recorre a um esquema de suspensão bastante evoluído – McPherson à frente e multibraços atrás com amortecimento adaptativo –, aliado a direção progressiva e um chassis muito equilibrado que lhe permite ser dinâmico e, ao mesmo tempo, aprazível em piso mais degradado, ainda que no contacto efetuado nas estradas em redor da cidade de Barcelona não tenhamos tido verdadeiramente locais de asfalto muito estragado. As jantes de 18”, que transmitem robustez, também ajudam no dinamismo.

Com os modos de condução disponíveis, o Tarraco varia a resposta do acelerador, a direção e o amortecimento consoante, sendo selecionáveis a partir de um comando rotativo na consola central entre os dois bancos da frente. No modo Eco, ganha primazia a economia, enquanto no modo desportivo, a resposta torna-se mais determinada e a suspensão mais firme, mesmo que as diferenças não sejam substanciais.

É, por isso, um SUV que disfarça muito bem as suas dimensões (4,7 metros), entrando em curva com determinação e compostura, com bom controlo da carroçaria e direção sensível aos comandos do condutor. Estável e competente, transmite ainda conforto e subtileza nas viagens mais longas, fruto de bom isolamento acústico e de suavidade geral.

Gasolina pode ser solução

Em Barcelona, tivemos acesso a duas das motorizações a gasolina que estarão à venda no mercado nacional em fevereiro, sendo todas elas já conhecidas doutros modelos e avançados pela eficiência oferecida. No caso premente, começámos pelo 1.5 TSI de 150 CV associado a caixa manual de seis velocidades e com tração dianteira. Com tecnologia de desativação de cilindros, o motor pode funcionar em dois cilindros (dos quatro) nos momentos em que não requer carga no acelerador, dessa forma incrementando a economia e reduzindo as emissões.

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Com resposta pronta desde o arranque, este é um motor que oferece prestações muito satisfatórias, sobretudo em aceleração, adequando-se a viagens tranquilas e com desafogo suficiente para subir de ritmo quando necessário. No entanto, para conseguir maiores veleidades dinâmicas, exige-se recurso à caixa manual nas recuperações, uma vez que o escalonamento nos pareceu algo longo para aproveitar os 250 Nm de binário, sobretudo em estradas com subidas mais íngremes.

A outra mecânica ensaiada foi a 2.0 TSI de 190 CV, esta já associada a caixa automática de dupla embraiagem (DSG) de sete velocidades e a tração integral 4Drive, sendo esta já uma solução que alia a competência da gestão da caixa com uma potência bem mais eficaz para movimentar o Tarraco em todos os tipos de percurso. Neste, a possibilidade de rolar em modo ‘roda livre’ é mais frequente, poupando combustível.

No campo dos Diesel, a escolha irá variar entre duas unidades TDI de dois litros, também com 150 e 190 CV, como nos gasolina.

Em suma, um SEAT que não renega aos seus genes desportivos, que são tão queridos à marca, mas que incita a uma nova filosofia de qualidade e de requinte. Os sete lugares promovem maior funcionalidade, mas os dois lugares da terceira fila, como é o caso com muitos outros rivais do segmento, são mais adequados para crianças. Quando forem revelados, mais perto da data de lançamento, os preços ditarão muito do sucesso deste SUV frente a rivais como o ‘primo’ Skoda Kodiaq, Peugeot 5008 ou o Renault Grand Scénic, que é um misto de SUV e monovolume…

FICHA TÉCNICA

SEAT Tarraco 1.5 TSI 150 CV 7 lugares

Motor: Gasolina, quatro cilindros em linha, Turbo, injeção direta
Cilindrada: 1461 cm3
Potência: 150 CV às 5000 rpm
Binário: 250 Nm às 1500 rpm
Velocidade Máxima: 201 Km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,7 segundos
Transmissão: Tração dianteira; caixa manual de 6 velocidades
Peso: 1634 kg
Consumo Combinado: 6,3 l/100km
Emissões de CO2: 147 g/km
Preço desde: Não disponível

SEAT Tarraco 2.0 TDI 150 CV 7 lugares

Motor: Diesel, quatro cilindros em linha, TGV, injeção direta
Cilindrada: 1968 cm3
Potência: 150 CV às 3500 – 4000 rpm
Binário: 340 Nm às 1750 – 3000 rpm
Velocidade Máxima: 202 Km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,8 segundos
Transmissão: Tração dianteira; caixa manual de 6 velocidades
Peso: 1735 kg
Consumo Combinado: 4,9 l/100km
Emissões de CO2: 129 g/km
Preço desde: Não disponível

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