Dacia: extremamente sustentável

05/06/2023

Marca procura aproximar-se, ainda mais, da natureza e dos caminhos da sustentabilidade. O Dacia Spring Extreme Electric 65, de “personalidade urbana”, é a novidade maior e tem preço-base de 22.050 euros.

 

Extreme. Esta é a designação do novo nível de equipamento que mostra o lado mais “robusto e outdoor” da Dacia. Este foi também o tema da apresentação, realizada em Viena de Áustria: Dacia Goes Extreme. Uma mensagem, pode dizer-se, extremamente sustentável.

O conceito de “extremo” não se esgota no design mais aventureiro dos modelos, nem tão-pouco nos novos materiais “limpos” que a Dacia incorporou nas gamas. Além de revelar a radicalização de modelos como Sandero Stepway Extreme, Jogger Extreme, equipados com Extended Grip de série, e do Duster Extreme, que conta com transmissão 4×4, por exemplo, a marca deu ainda a conhecer o novo Sleep Pack, uma cómoda “extensão”, que convida a acampar com o Dacia Jogger.

O evento internacional proporcionou ainda aos jornalistas presentes o primeiro contacto dinâmico com o Spring Extreme, que acolhe, agora, o mais eficiente motor Electric 65. Uma solução não para o campo, mas para o extremo oposto: o urbano. Mas vamos por partes.

Contacto com a natureza

Segundo explicações da marca, o lançamento do nível de equipamento Extreme faz parte da estratégia da Dacia para expandir o seu território, “mantendo-se fiel aos seus valores”. Não se trata apenas de uma questão de imagem. Procura também apelar aos conceitos de modernidade, economia e ecologia, sem, com tanto, perder a essência.

O quarteto de ataque da gama Dacia está, agora, disponível com o acabamento Extreme: Spring, Sandero Stepway, Duster e Jogger. Todos os motores estão disponíveis com a versão Extreme, exceto o Spring Extreme, que conta apenas com o novo motor Electric 65.

Logo nas novas cores, as versões Extreme apelam à natureza: Verde Cedar para o Sandero Stepway, Duster e Jogger; Azul Slate para o Spring. Vários elementos (capas dos espelhos retrovisores,, centros das rodas e logótipo Dacia na porta da bagageira, entre outros) são pintados com Castanho Cobre, uma cor desenvolvida especialmente para esta versão. Ainda por fora, as jantes são de liga leve de 16” em preto brilhante no Sandero Stepway e Jogger e de 17” no Duster.

No habitáculo, a sustentabilidade manifesta-se no novo tecido MicroCloud cinzento. Agradável ao toque, semelhante ao veludo, e muito resistente – e fácil de limpar – está aplicado nos painéis das portas e nos bancos (Sandero Stepway, Duster, Jogger), bem como no painel de instrumentos (Sandero Stepway e Jogger).

Dormir com o Dacia

Outra novidade das versões Extreme é o Extended Grip. O Sandero Stepway Extreme e o Jogger Extreme estão equipados, de série, com sistema Extended Grip. Uma uma solução eficaz que pode ser ativada através da consola central e que adapta o funcionamento do ESP e do ASR, de forma a otimizar a tração em condições de aderência extremas. Pode dar jeito a quem optar por um 4×2. Quem quiser aventurar-se em terrenos mais agrestes, com o Duster, poderá contar com a transmissão 4×4.

Mas um dos equipamentos que reuniu mais atenções foi o Sleep Pack. Um opcional que permite aos interessados pernoitar no veículo. Lançado em simultâneo com a gama Extreme, é o primeiro artigo da gama de acessórios InNature proposto pela Dacia, criando uma espécie de “quarto” extra para duas pessoas, anexo ao Jogger.

É composto por uma caixa de madeira, adaptada às dimensões da bagageira do Jogger, que se desdobra em menos de dois minutos, para formar uma grande cama de casal com colchão. A cama estende-se ao longo da traseira, desde as costas dos bancos dianteiros até à porta da bagageira, sobre o banco da segunda fila, que é, depois, rebatido. O espaço para dormir oferece 190 cm de comprimento, até 130 cm de largura, com uma altura livre mínima de 60 cm. Quando a caixa Sleep Pack se encontra fechada, a bagageira do Jogger, oferece um volume de carga de 220 litros, escondido pela cobertura.

O Sleep Pack é também acessível: 1.550 euros se encomendado ao mesmo tempo do que um novo Jogger ou 1850 euros como acessório para adaptá-lo a um veículo já vendido. Já que falamos de preços, o Sandero Stepway Extreme TCe 90 CVT começa nos 19.299 euros e vai até aos 18.999 euros na variante Sandero Stepway Extreme TCe.

Por sua vez, o Dacia Duster Extreme ECO-G 100 4X2 começa nos 21.650 euros e sobe até aos 28.100 euros da variante Dacia Duster Extreme Blue dCi 115 4X4. Quanto à versão de acesso do Dacia Jogger, Extreme ECO-G 110 5 lugares, custa 20.750 euros Já a mais elitista, Dacia Jogger Extreme HYBRID 140 7 lugares, eleva o preço para o patamar dos 28.850 euros.

Urbano eletrificado

O Dacia Spring Extreme Electric 65 foi o protagonista do segundo dia da apresentação na capital austríaca. Este utilitário surge com a intenção de satisfazer as necessidades daqueles a quem a versão Electric 45 sabia a pouco. Ora, a Dacia fez o trabalho de casa para saber o que pretendem os clientes. E os dados dos serviços conectados mostram que os utilizadores do Spring percorrem uma média de 31 km por dia, a uma velocidade de 26 km/h. Em 75% dos casos, o veículo é recarregado em casa e em 66% das vezes a partir de uma tomada doméstica.

O Spring Extreme Electric oferece mais potência (65 cv/48 kW) do que o Spring Electric 45 (45 cv/33 kW), que continua disponível na versão Essential. O binário é superior e permite um maior empenho nas acelerações em cidade ou mesmo em estrada aberta. O novo motor revela um regime de rotação mais elevado, 14.700 rpm contra 8.500 rpm do Electric 45, em benefício da potência.

Com todos estes melhoramentos, em cidade o Spring Extreme Electric 65 cumpre os 0-50 km/h em 3,9 segundos – 1,9 segundos mais rápido do que o Spring Electric 45. Na estrada, o tempo necessário para acelerar de 80 a 120 km/h é reduzido em quase 50% (13,5 segundos em vez de 26 segundos). Contudo, não há grandes novidades em matéria de autonomia: 220 km no ciclo misto (WLTP) e 305 km no ciclo urbano (WLTP).

O Dacia Spring Extreme Electric 65 já está à venda por 22.050 euros, enquanto o Dacia Spring Essential Eletric 45 pode ser adquirido por 20.400 euros.