DS 9 E-Tense: o número do ponta-de-lança no jogo contra os germânicos

20/05/2021

“9” é o número que a DS atribui à sua expressão máxima de potência e elegância. Um topo de gama que é também um ponta-de-lança contra as várias propostas germânicas no segmento D. Chega em setembro com preços que começam nos 59.100 euros.

Grandes expetativas e enormes dimensões. O DS 9 é uma berlina com 4,93 metros de comprimento, 1,93 metros de largura e 1,46 metros de altura, equipada com jantes de 690 milímetros de diâmetro, que não deixa dúvidas sobre o espaço que pretende ocupar no terreno de jogo. É o topo de gama da DS Automobiles, mas também pode ser apelidado de ponta-de-lança, um número “9” clássico e elegante, muito potente e dinâmico, capaz de ombrear, sem receios, com os modelos germânicos do segmento D.

Todo o conjunto foi concebido para criar impacto. A dianteira é marcante e expressiva, com uma grelha generosa e com um desenho paramétrico e efeito diamante tridimensional, enquadrado pelas emblemáticas DS Wings da marca. A assinatura de iluminação é feita com tecnologia DS Active LED Vision com módulos rotativos a 180°, realçados por luzes diurnas com um motivo “Point Perle”. No capot, o acabamento em guilhoché “Clous de Paris” transfere, pela primeira vez, esta assinatura interior, característica das criações DS, para o exterior.

O DS 9 tem uma alusão inequívoca ao DS de 1955, materializada nas “cornetes DS”, umas luzes integradas no topo dos pilares C, que recriam os emblemáticos “piscas” do primeiro dos DS. Com a diferença que, neste novo modelo, funcionam como luzes de presença. A fluidez de uma linha contínua reflete-se na elegância de um traço que vai da grelha ao capot, para-brisas, tejadilho e tampa da bagageira, sem interrupção. Os flancos lisos, realçados pela perfeita integração dos puxadores das portas, na cor da carroçaria, contrastam com uma linha alongada que se desenvolve dos faróis dianteiros às óticas traseiras.

A traseira, por sua vez, procura refletir a pureza estética, integrando cada elemento num único volume. Os guarda-lamas, o para-choques e a tampa da bagageira estão ligados com a mesma fluidez. Inseridas nesta superfície, as óticas, cinzeladas e com um exclusivo formato de escamas, criam um contraste de efeito tridimensional. São sublinhados por frisos laterais, numa clara homenagem aos elementos gráficos dos modelos franceses dos anos 30. A terceira luz de travagem, muito estreita, contribui para o efeito volumétrico do conjunto e prolonga o efeito visual do óculo traseiro na sua parte inferior.

Conforto e luxo para todos

No habitáculo, a DS Automobiles procurou distribuir o conforto por todos os passageiros. Ou seja, os bancos traseiros são idênticos, neste capítulo, aos da frente. Um “savoir-faire” de primeira classe, sem qualquer exceção. De resto, o requinte dos materiais nobres aplicados em grandes superfícies, com um tablier inteiramente revestido em couro de elevada qualidade e a confeção dos bancos em forma de bracelete, sublinham o cuidado posto em cada detalhe. As teclas em cristal, o revestimento em Alcantara do tejadilho e das palas para-sol, e as pegas das portas e o almofadado do airbag no centro do volante revestidos em couro aplicado manualmente são apenas alguns exemplos da qualidade de vida a bordo do DS 9.

Devido à longa distância entre eixos de 2,90 metros, o DS 9 oferece amplo espaço nos bancos traseiros. Os bancos são aquecidos, com funções de massagem e ventilação, dispondo de apoios de cabeça ajustáveis, uma novidade na classe. O apoio de braços central contribui para o conforto geral e também oferece características típicas dos segmentos superiores com revestimento em couro, espaços de arrumação equipados com tomadas USB, bem como controlos para a função de massagem e de iluminação policromática.

Solução E-Tense

A estratégia da DS Automobiles para o mercado nacional aponta para uma única motorização. Por outras palavras, o DS 9 está disponível, em Portugal, apenas na variante híbrida plug-in E-Tense, que debita uma potência combinada de 225 cv. Uma motorização composta por um motor sobrealimentado PureTech a gasolina (180 cv) e um elétrico (110 cv), capaz de assegurar uma autonomia de 55-56 quilómetros (WLTP) em modo elétrico (zero emissões), graças a uma bateria de iões de lítio de 11,9 kWh de capacidade. As emissões de CO2 situam-se entre 34-35 g/km, com um consumo homologado de 1,5 litros/100 km no ciclo combinado (WLTP).
O motor elétrico, integrado na transmissão automática de oito velocidades, tem uma potência máxima de 110 cv. É utilizado no arranque para ajudar o motor térmico em aceleração, sem limite de velocidade do automóvel, e para fazer a tração em modo puramente elétrico até velocidades de 135 km/h. O modo de condução elétrico está sempre selecionado no arranque e é acompanhado por um modo Híbrido, concebido para gerir automaticamente as diferentes fontes de energia, que podem ir de 100% elétrico, 100% a gasolina ou a combinação das duas, conforme a situação.

O sistema de gestão da motorização assegura transições impercetíveis para os ocupantes. Um modo Sport E-Tense oferece a combinação máxima de energia térmica e elétrica disponíveis, com um mapeamento ajustado do pedal do acelerador, caixa de velocidades, direção e da suspensão controlada eletronicamente. O modo Sport, por seu turno, permite explorar o prazer de condução e o dinamismo do DS 9 E-Tense no seu máximo potencial.

O topo de gama da DS conhece dois níveis de equipamento em Portugal: Performance Line + e Rivoli +. O equipamento de série é vasto, reforçando com tecnologia avançada as vertentes de conforto e segurança. Todos os DS 9 E-TENSE possuem, entre outros, a suspensão ativa DS Scan Suspension, alerta de desvio de trajetória com correção automática de direção, travagem automática de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, programador de velocidade com limitador, sensores de estacionamento e câmara traseira, sistema de faróis DS Active LED Vision, bancos dianteiros aquecidos com comando elétrico (memórias no do condutor), sistema de acesso e arranque sem chave, painel de instrumentos totalmente digital, sistema de informação e entretenimento com Mirror Link e navegação conectada, e jantes em liga leve de 19 polegadas.

A versão Rivoli + oferece, adicionalmente, de série, o sistema de alerta de cansaço do condutor DS Driver Attention Monitoring, sistema de posicionamento na faixa de rodagem, bancos dianteiros aquecidos, ventilados e função de massagem, e sistema de climatização tri-zona.

O tiro de partida para as encomendas já foi dado e as primeiras entregas acontecerão em setembro deste ano. A versão de acesso DS 9 E-Tense Performance Line + está disponível por 59.000 euros, enquanto o DS 9 E-Tense Rivoli + custará 61.000 euros. Os interessados na variante 4×4 do modelo, com 360 cv, terão de aguardar por 2022.