Duas pitadas de sal na gama de comerciais da Renault

19/05/2021

A Renault apurou os seus novos modelos Kangoo Van e Express Van com duas pitadas de sal. Nem a propósito, a apresentação nacional passou pelas Salinas do Samouco, em Alcochete, e deu a conhecer os novos Trafic Combi e Spaceclass.

Quando uma receita tem sucesso, convém não perder a mão quando se pretende melhorá-la ou juntar-lhe ingredientes. Por vezes, basta uma ou duas pitadas de sal. Foi o que fez a Renault com a sua gama de comerciais, numa original apresentação nacional que passou, precisamente, pelas Salinas do Samouco, em Alcochete.

Uma oportunidade para os jornalistas conviverem, pela primeira vez, com os novos Kangoo Van e Express Van, embora a Trafic Combi e a Spaceclass também tenham “exibido” as principais novidades nesta atualização.

 

Kangoo Van, furgão cool

Comecemos pelo Kangoo Van, que pisca o olho às frotas de empresas. Nunca como agora o furgão teve umas linhas tão dinâmicas e cool. O grande destaque, sem qualquer espécie de dúvida, é a facilidade de acesso graças à inovadora Open Seasame by Renault. Ao remover o pilar central da carroçaria, Kangoo oferece o acesso lateral direito mais amplo do mercado, com uma abertura de 1.446 mm, o dobro do modelo anterior. Uma solução ideal para cargas e descargas, através do acesso lateral direito (apenas disponível nas versões de comprimento normal L1), uma vez que evita quaisquer limitações trazidas pelo acesso traseiro em vias de estacionamento apertadas, em cidade ou parques.

O sistema Easy Inside Rack é outra das mais-valias, nomeadamente, para uma clientela profissional com necessidades de armazenamento. Na secção dianteira do habitáculo, uma galeria de tejadilho interior, acima do lugar do passageiro, esta inovação permite otimizar o uso da zona de carga, adicionando mais espaço de arrumação para objetos longos (2 ou 2,5 m na versão longa).

O novo Kangoo Van exibe uma silhueta mais robusta e atlética, onde sobressai uma secção dianteira totalmente redesenhada, com um capot horizontal com nervuras, mas também painéis laterais esculpidos. Os destaques cromados e os elegantes acabamentos realçam igualmente o design, bastante popular entre os clientes frotistas, artesãos e proprietários de negócios.

O interior evoluiu muito. O painel de bordo horizontal cria uma sensação de continuidade até os painéis das portas. E os assentos totalmente redesenhados são mais resistentes. O conforto no habitáculo foi aumentado pela proteção adicional contra ruídos, proporcionando uma experiência de condução mais silenciosa e menos cansativa. A versão de três lugares é ainda mais prática, com 60 litros de espaço de armazenamento, a maior da categoria. Algo que também não falta são espaços de arrumação, já que dispõe de 60 litros, versáteis, na cabine, para o efeito.

Na versão standard, o novo Kangoo Van oferece um espaço de carga sem precedentes, de até 3,9 m³. A carga útil máxima de 600 – 800 kg (com a opção de carga útil aumentada) chega a quase uma tonelada nos modelos longos, enquanto a capacidade de reboque, no nível mais elevado, aumentou para 1.500 kg.
Disponível com caixa automática EDC de 7 velocidades ou caixa manual de 6 velocidades, o novo Kangoo Van está equipado com o motor a gasolina 1.3 TCE (100 ou 130 cv) FAP e o motor Diesel 1.5 Blue dCi (75, 95 ou 115 cv).

O novo Kangoo Van chega aos concessionários em julho e estará disponível a partir de 24.385 euros na versão a gasolina e de 24.940 euros na variante a gasóleo.

Express Van, o lado prático

O Renault Express Van, por sua vez, procura encontrar a melhor relação custo-benefício, respondendo às suas necessidades essenciais. E os números que apresenta colocam-no como no topo do segmento: 1,91 m de área carregável (com antepara completa) num veículo com 4,39 m de comprimento e uma porta lateral deslizante de 716 mm de largura. Mais prático do que nunca, suporta uma carga útil máxima de 750 kg, com motor a gasolina, e 650 kg com motor a gasóleo. O Novo Express Van tem capacidade recorde de armazenamento no habitáculo (cerca de 48 L) e volume máximo de carregamento de 3,7 m³.

 

A porta lateral deslizante tem uma abertura de 716 mm, sendo a maior do segmento. Para carregar, descarregar e aceder facilmente aos itens armazenados, o novo Express Van está equipado com portas traseiras de 2/3 – 1/3, para acesso traseiro extra largo. Tem o melhor espaço de carga (com antepara completa) para a relação de comprimento do veículo, oferecendo um total de 1,91 m de comprimento de armazenamento utilizável. O comprimento de armazenamento pode ser aumentado até 2,36 m, removendo o assento do passageiro e girando antepara basculante em rede. O Novo Express Van possui o maior volume de carga possível, de 3,3 m³ a 3,7 m³.

Visualmente, o Express Van conta com um para-choques vertical, grelha elevada, capot de linhas acentuadas, de modo a dar-lhe um ar robusto. Apresenta a assinatura das luzes LED, na tradicional forma de “C” da marca Renault. O design elegante inclui acabamentos atraentes e destaques cromados mais habituais num automóvel particular.

Também o habitáculo tem umas linhas modernas, com um painel horizontal que concentra muitos compartimentos de armazenamento práticos. O tecido resistente dos estofos, combinado com um assento confortável e com bom apoio, ajuda a reduzir o cansaço do condutor.

Os motores eleitos para animar este furgão são o 1.3 a gasolina de 100 cv e os 1.5 Blue dCi de 75 cv e 95 cv, todos eles apostando numa política de consumos reduzidos.

O novo Express Van chegará a Portugal em junho e os seus preços iniciam-se nos 20.200 euros da versão a gasolina e nos 20.730 euros da proposta a gasóleo.

Trafic Combi e Spaceclass

A Renault aproveitou o evento para dar a conhecer ainda a nova gama de passageiros do Trafic, com dois modelos adaptados a todas as necessidades dos profissionais. O novo Trafic surge, desta forma, nas variantes Combi, para um número alargado de passageiros, e SpaceClass para o transporte de clientes em “classe executiva”.

Refira-se que o Trafic Combi é ajustado às necessidades de famílias numerosas, bem como às empresas ou entidades públicas que forneçam serviços de transporte de passageiros. Uma proposta que cumpre as necessidades de uma maior versatilidade e modularidade nos lugares sentados, sem com”ferir” o conforto e a arrumação.

O novo Trafic Combi e o Novo SpaceClass estão disponíveis com três motores Blue dCi para melhor se adaptarem a todo o tipo de utilização. Equipada com tecnologia Stop & Start, a gama cumpre, integralmente, as últimas regras estabelecidas pela norma Euro 6D FULL.

O motor de entrada na gama, Blue dCi 110, surge associado a uma caixa manual de seis velocidades. No patamar seguinte, o novo Blue dCi 150, pode ser associado a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma caixa automática EDC com igual número de relações. Finalmente, no topo, o motor Blue dCi 170 está disponível com uma transmissão automática EDC de seis velocidades.

Os preços dos Renault Trafic Combi e Spaceclass, que chegam aos concessionários no próximo mês de junho, começam nos 42.640 euros da versão L1 e chegam aos 43.740 euros para a variante L2 da Trafic Combi. Já a Trafic Spaceclass, estará disponível a partir de 54.000 euros para a versão L1 e 55.150 euros para a versão L2.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.