Esta supermoto faz-nos lembrar o filme de ação Crank 2: High Voltage, em que o personagem interpretado pelo ator Jason Statham precisa de constantes doses de adrenalina para se manter vivo.

 

A estrela da Hypermotard 698 é o seu motor: um monocilíndrico com curso curto, de alta rotação e com válvulas desmodronicas – auto-declarado como o motor de produção monocilíndrico mais potente e sofisticado alguma vez construído.

Desempenho do motor

Derivado do Superquadro de 1285 cc da 1299 Panigale (efetivamente um V-Twin cortado ao meio), a potência máxima é de uns espantosos 77,5 cv às 9.750 rpm, pode ser reduzida para os fãs de Supermoto com licença A2, atinge as 10.250 rpm e produz um binário máximo de 63 Nm às 8000 rpm.

Isto significa que, com o pico de potência no limite das rotações, terá de utilizar bastante a caixa de velocidades que na moto testada estava equipada com quickshifter opcional para manter a rotação num regime elevado – embora se possa divertir bastante em rotações mais baixas, tendo em conta a natureza leve e ágil desta supermoto, que pesa apenas 151 kg (peso sem combustível no depósito de 12 litros).

Performance

A Hypermotard 698 reage aos seus comandos através do acelerador ride-by-wire e da nova embraiagem deslizante hidráulica, tornando qualquer percurso numa experiência repleta de adrenalina, especialmente em estradas secundárias sinuosas. Com o motor Desmo de 659 cc e 4 válvulas de alto desempenho, tem a vantagem de poder prolongar cada uma das mudanças, com o motor a responder bem à aceleração desde o meio até ao máximo da rotação.

A vibração éum pouco forte no limite da rotação, apesar de ter dois contra-eixos de equilíbrio, mas é de esperar alguma trepidação quando se está a lidar com um motor monocilíndrico altamente rotativo. De qualquer forma, não é nada que estrague a diversão. Um fator a ter em conta é a verificação da folga das válvulas Desmo, que deve ser feita a cada 30.000 km, com mudanças de óleo a cada 15.000 km.

O motor inclui um pistão de 116 mm, com um curso de 62,4 mm, válvulas de admissão em titânio (com sistema Desmo) e uma relação de transmissão inspirada na Panigale V4 – com a primeira velocidade particularmente longa. A aceleração extremamente impressionante para um monocilíndrico resulta do seu pouco peso e as mudanças altas.

A Hypermotard 698 é enérgica em todos os momentos e incita-nos a desfrutar do motor, o que nos leva a considerar se alguma vez será possível dar um passeio calmo com esta moto quando está sempre à procura do pico de potência.

Equipamento

Em termos de especificações, a suspensão Marzocchi de 45 mm à frente é totalmente ajustável assim como o amortecedor traseiro Sachs, tem uma posição de condução típica de motard com guiador largo e assento alto de 904 mm, mas uma largura estreita com um quadro em treliça de tubo de aço e braço oscilante de dupla face em alumínio fundido. Está disponível um assento baixo como acessório, descendo até 889 mm, ou 849 mm juntamente com um kit para rebaixar a suspensão.

Ajustar as definições da suspensão e os modos de condução (desportivo, urbano, estrada, molhado) e o controlo de tração/controlo de tração, permite ajustar a Hypermotard acordo com as necessidades.

A potência de travagem é fenomenal, com um enorme disco de 330 mm, desenvolvido pela Brembo para a 698 Mono, e uma pinça Brembo M4.32 com cilindro radial, montado em jantes de 17 polegadas à frente e atrás, com pneus Pirelli Diablo Rosso IV e jantes de liga leve de 5 raios. Na traseira existe um disco de 245 mm com pistão único. Com ABS Bosch para curvas e 4 níveis de assistência selecionados através do painel de instrumentos.

Por último, temos um ecrã LCD básico de 3,8”, que é nítido e cumpre a sua função, embora não disponha de indicador de nível combustível apenas acende uma luz de reserva. Outro equipamento de série inclui o arranque assistido, o controlo de tração e o controlo do travão motor, todos incluídos no pacote eletrónico de topo.

Conclusão

A Ducati Hypermotard 698 não é apenas uma mota – é uma experiência. É ideal para os condutores que procuram uma mistura de usabilidade quotidiana e desempenho indutor de adrenalina. Quer seja um entusiasta experiente ou esteja a tentar melhorar as suas capacidades de pilotagem, esta moto promete uma viagem inesquecível sempre que a ligar. Disponível a partir de 13.694 euros.