Ensaio Hyundai i30 SW 1.6 CRDi: Quem não gosta de uma carrinha laroca?

24/09/2017

Design apelativo, conforto de rolamento, conteúdo tecnológico e equipamento de bom nível, fazem da nova carrinha da Hyundai uma das propostas mais equilibradas e homogéneas do seu segmento

A Hyundai tem um plano secreto que já não é segredo para ninguém — destronar a Toyota como a marca asiática mais vendida na Europa. Os rumores de uma possível fusão com o grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) demonstram que este tigre asiático está de garras afiadas e pode muito bem ir caçar a territórios normalmente reservados a predadores mais instalados.

Para isso, os coreanos têm desenvolvido uma estratégia de pequenos passos no mercado europeu, que vem dos tempos dos carros baratinhos aos carros tecnologicamente completos e ao design. Uma estratégia consolidada com uma nova ofensiva de produto que visa colocar um modelo em cada um dos segmentos mais “chorudos” do mercado.

O novo Hyundai i30 SW, a versão mais familiar da gama i30, é mais um peão para este intrincado xadrez. Nas trincheiras do Golf, Mégane, Peugeot 308, Opel Astra, o novo i30 representa um salto de qualidade que se replica nesta inédita carrinha.

Design elegante, capaz de se distinguir no parque de estacionamento do condomínio, conteúdo tecnológico, bom nível de equipamento, qualidade de construção, motores modernos e económicos são os principais cartões de visita desta nova geração, que tive oportunidade de conhecer na sua encarnação com motor 1.6 CRDi com caixa automática DCT de sete velocidades.

Forma e conteúdo

A primeira impressão, que tanto conta, é positiva. A elegância das linhas exteriores estende-se para o habitáculo, bem construído e com um design envolvente. A posição de condução ideal encontra-se com facilidade; os comandos são ergonómicos e o isolamento acústico mostra que a qualidade de construção está uns furos acima da anterior geração do i30.

A habitabilidade é outro dos pontos fortes desta proposta coreana, especialmente nos bancos traseiros, onde é possível viajarem três adultos sem estarem na posição de uma laranja numa espremedora Moulinex. A bagageira é outra coisa que vem a bold no catálogo da marca. Não só pela capacidade — 602 litros que podem ir até aos 1650 litros com os bancos traseiros rebatidos — mas pelo fácil acesso e funcionalidade.

Para o conforto e segurança das viagens de estrada, a Hyundai dotou a sua carrinha de um leque completo de equipamentos, onde se destacam: Travagem Autónoma de Emergência, Alerta de Fadiga do Condutor, Sistema de Controlo Automático dos Máximos, Sistema de Manutenção na Faixa de Rodagem, Detector de Ângulo Morto e Cruise Control Inteligente Avançado, que graças aos sensores dianteiros permite manter a velocidade e distância em relação ao veículo que circula à nossa frente, travando e acelerando sem intervenção do condutor.

A este completo pacote de segurança ativa, junta-se o sistema de infoentretenimento e funções de conectividade, geridos através do ecrã táctil de oito polegadas, cujo posicionamento podia ser mais user-friendly. É ali que podemos controlar e ligar o Apple Car Play, o Android Auto e os Live Services da Hyundai e escolher a nossa playlist do Spotify para uma viagem por uma boa estrada secundária na planície alentejana.

Mais prazer de condução

Apesar da moda dos SUV, as carrinhas continuam a ser uma opção a ter em conta para quem pretende ter mais espaço e versatilidade sem abdicar de uma condução mais envolvente. A nova Hyundai i30 corresponde bem a essa necessidade ao oferecer uma condução que se destaca por uma maior estabilidade em autoestrada e uma maior eficácia em estrada. A suspensão está calibrada para o conforto de rolamento, mas não sacrifica a eficácia em curva, onde esta versão mais familiar não apresenta grandes diferenças em relação à berlina.

A nova i30 SW corresponde bem a essa necessidade, ao oferecer uma condução que se destaca por uma maior estabilidade em autoestrada e maior eficácia em estrada

Com agilidade q.b. para enfrentar um traçado mais sinuoso sem perder aderência em curva, este Hyundai i30 SW tem um motor que, apesar de linear e medianamente económico (média de 5,6 l/100 km em ensaio despreocupado), mostra-se pouco disponível para entregar a potência necessária a uma condução mais rápida.

A caixa automática de sete velocidades faz uma correcta gestão do esforço e consegue interpretar o estilo de condução, mas ainda assim está uns furos abaixo de outras propostas rivais.

Uma das notas mais positivas da condução da carrinha Hyundai é o isolamento acústico do habitáculo, o que conjugado com a suavidade e baixo ruído do motor, contribuem para uma condução relaxada, confortável e segura, ou seja, tudo o que se pretende num modelo com estas características.

Passinho, a passinho a Hyundai vai trilhando o seu caminho.

FICHA TÉCNICA

Hyundai i30 SW 1.6 CRDi 110 Cv

Motor 4 cilindros em linha turbo

Cilindrada (cm3) – 1582

Potência máxima (cv/rpm) – 110 / 4.000

Binário máximo (Nm/rpm) – 280 / 2000

Tipo Transmissão – Automática com caixa de 7 velocidades

Suspensão (fr/tr) – Tipo McPherson / Multi-Link

Travões (fr/tr) – Discos ventilados / Discos

Capacidade da bagageira (l) –602

Aceleração 0-100 km/h (s) – 11,5

Velocidade máxima (km/h) – 188

Consumos Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) – 4,1 / 4,7 / 4,3

Emissões de CO2 (g/km) – 112

Preço – Desde 22 600 euros

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