Ensaio Mercedes-Benz E220 d Coupé: Belíssima racionalidade desportiva

21/09/2017

A mais recente geração do Mercedes-Benz Classe E traz consigo uma nova versão do coupé, tendo por base uma plataforma dedicada e elementos técnicos mais evoluídos para um modelo que procura unir o melhor de dois mundos: o do requinte e o do rigor dinâmico.

Merecedora de grandes elogios, a nova geração do Classe E Coupé volta a contar com uma série de atributos que já provaram a sua mais-valia nas versões berlina e carrinha, estendendo agora esses argumentos à carroçaria de visual mais dinâmico que, não ocultando um certo ar de família para com os demais coupés da marca (vide o Classe C ou o Classe S) mostra grande elegância e um aprumo invejável no desenho.

A marca quer promover uma imagem muito idêntica entre os seus coupés, o que acaba por trazer bons resultados, tanto mais que no caso do Classe E o nivelamento entre a desportividade e o requinte surge muito bem conseguido com linhas esbeltas que promovem um cruzamento bem conseguido entre um requintado lorde de smoking e um desportista de fato de treino pronto para esticar as pernas.

Considerações estéticas à parte, o novo E Coupé volta a mostrar elegância e requinte também no interior, onde este modelo exibe elementos de grande competência. Construção sem mácula e recurso a materiais nobres tornam o habitáculo do Classe E num local de vivência muito agradável. Em relação aos outros modelos da família E, este conta com algumas diferenças, como as saídas de ventilação em forma de turbina, mas o aspeto geral não difere da berlina e da carrinha, o que é uma vantagem. O painel de instrumentos volta a contar com o duplo ecrã de 12.3 polegadas para uma visualização horizontal e ampla, uma vez que alia a instrumentação (personalizável) ao ecrã do sistema de infoentretenimento da Mercedes-Benz.

Tecnologicamente avançada, esta é uma solução que garante ao Classe E uma visão de vanguarda. Outros detalhes, como a iluminação ambiente com 64 cores disponíveis – uma preciosidade – são pretextos que garantem uma vivência de elevado nível no Classe E.

Ao nível do espaço, o aumento da distância entre eixos com a nova plataforma do Classe E trouxe consigo uma melhoria significativa da habitabilidade, até mesmo atrás, onde dois adultos com 1,85 m viajam sem dificuldades, tanto na colocação das pernas, como no espaço até ao tejadilho.

Condução dinâmica

Mas é na condução que este Classe E Coupé parece beneficiar ainda mais com todo o aprimoramento técnico alcançado. Mais leve e mais rígido, o novo modelo exibe uma compostura digna de menção que lhe permite ser confortável e, ao mesmo tempo, ágil em percursos sinuosos. O progresso exibido ao nível das suspensões é também um garante de rigor dinâmico, sobretudo quando equipado com o sistema Agility Control de amortecimento adaptativo. O compromisso eficaz entre conforto e dinamismo assenta, pois, muito bem ao novo Classe E, que confia numa direção que é também um grande passo em frente face ao modelo anterior.

Com os modos de condução Dynamic Select, o Classe E beneficia de diferentes estados de espirito, entre o mais confortável Comfort e o mais dinâmico Dynamic, que ‘mexem’ parâmetros de amortecimento, direção e nas respostas de motor e caixa. Outro modo de relevo é o ECO, que acentua o lado da eficiência e que permite, por exemplo, rodar em modo de ‘vela’, ou seja, com o motor e transmissão desacoplada para poupar nos consumos.

Ao nível do motor, a marca confia plenamente no novo 2.0 Diesel de 194 CV e 400 Nm de binário como uma forma capaz de combinar eficiência e prestações interessantes. Permite respostas prontas, numa competente aliança entre prestações eficazes e consumos baixos, dando azo a uma condução despachada que coloca bem em evidência a competência do chassis. Não será o modelo da marca de maiores prestações, mas o E220 d tem a sua ‘alma’ bem defendida, concedendo a este Classe E Coupé uma forma muito interessante de ser Mercedes. Ágil, mas também racional. A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em meros 7,4 segundos, o que é um excelente indicador para um aspirante a desportivo, sendo que outra virtude é a forma como se sente rápido ao volante.

Além disso, a caixa de velocidades automática 9G-Tronic volta a demonstrar passagens lestas e eficazes que extraem deste motor as suas potencialidades. O consumo médio de 4,0 l/100 km é algo otimista, sendo mais fácil apontar a uma média na casa dos cinco litros, mas ainda assim os 5,4 l/100 km que obtivemos são um valor muito em conta para este coupé. Quem disse que o visual desportivo tinha de corresponder a um motor gastador?

O equipamento de série é composto, mas tal como é hábito, o Classe E Coupé tende a ter opcionais que podem elevar o custo de forma muito significativa. A versão ensaiada tinha um custo de 80.648€ face aos 62.950€ do preço proposto de base para este E220 d coupé.

Veredicto

Será esta a melhor forma de se ser Mercedes-Benz? Na nossa opinião, sim. Exibe tremendos argumentos de competência dinâmica e técnica que lhe permitem marcar a sua posição num segmento que, não sendo o mais representativo, é de extrema importância para o estatuto – da marca e dos clientes que gostam de primar pela diferença no segmento Premium executivo. Binómio motor/caixa de elevada eficácia, habitabilidade ampliada e agilidade de excelência tornam o novo Classe E Coupé num modelo amplamente desejável. Apenas se exige atenção ao custo dos opcionais para que não se torne exorbitante.

Mas lá que é um belíssimo exemplar… Competente na sua abordagem em curva, sólido em mau piso e também requintado, o E Coupé ‘vive’ muito do seu visual, em que tudo parece estar na proporção certa.

CaracterísticasMercedes-Benz E220 d Coupé
Motor4 cil. em linha, injeção direta, turbo+intercooler
Cilindrada1.950 cc
Potência194 CV/3.800 rpm
Binário400 Nm/1.600 rpm
TransmissãoCaixa automática de 9 velocidades, tração traseira
Vel. máxima242 km/h
0-100 KM/H7,4 seg
Consumo4,0 l/100 km
Emissões CO2109 g/km
Comp/larg/alt. (mm)4.826/1.860/1.430
Distância entre eixos2.873 mm
Peso1.735 kg
Mala425 litros
Depósito50 litros
Suspensão dianteira/traseiraSuspensão multibraços/multibraços; barras estabilizadoras à frente e atrás
Travões dianteiros/traseirosDiscos ventilados/discos
Pneus série (ensaiado)225/55 R17 (225/45 R19)
Preço (ensaiado)62.950€ (80.648€)

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