Ensaio Mercedes-Benz E220 d Coupé: Belíssima racionalidade desportiva
21/09/2017
Espírito coupé: O visual não é demasiado distanciado dos coupés Classe C e Classe S, mas a Mercedes-Benz pretende unificar a linha. No caso do Classe E Coupé, alguns detalhes que chamam a atenção.
Livro de estilo Mercedes-Benz: Na longa tradição de modelos coupé da Mercedes-Benz, mantiveram-se alguns elementos característicos, como o capot muito longo, tejadilho baixo e linha de bagageira muito curta para um visual de proporções certas.
Proporções: Face ao anterior Classe E Coupé, o novo modelo é maior em todos os aspetos. É 123 mm mais longo (4.826 mm), 74 mm mais largo (1.860 mm) e 33 mm mais alto (1.430), o que aliado a uma maior largura de vias — 1.605 mm (+67 mm) à frente e 1.609 mm (+68 mm) atrás -, beneficia o dinamismo e o espaço interior.
Visual dinâmico: A Mercedes-Benz quer criar um visual dinâmico para todos os seus coupés de duas portas. No caso do Classe E Coupé, a inspiração do Classe C Coupé é óbvia.
Tecnologia: A bordo, o condutor e passageiros são presenteados com elementos como o grande ecrã widescreen que, na verdade, são dois elementos de 12.3 polegadas cada, unidos numa faixa horizontal, com o painel de instrumentos disponível em três modos distintos: 'Classic', 'Sport' e 'Progressive'. Este é um opcional, sendo que a versão de base conta com um mais tradicional sistema de dois manómetros e um ecrã central a cores de 8.4 polegadas.
Funcionalidade: Um dos parâmetros muito destacados pela Mercedes-Benz no novo Classe E Coupé é a facilidade de utilização, como é o caso dos bancos com ajuste elétrico e com função de memória e aquecimento.
Simples: No volante, os comandos táteis para o controlo do computador de bordo e do sistema de infoentretenimento voltam a marcar presença, facilitando a utilização por parte do condutor.
Estreias: As saídas da ventilação são uma das novidades do novo Classe E Coupé, diferenciando-se dos demais modelos pelo seu formato ao estilo de 'turbina' de avião.
Ergonomia: Os comandos estão dispostos de forma muito cuidada, com posicionamento clássico e simples.
Qualidade: Tal como sucede com a restante família Classe E, o novo Coupé 'socorre-se' de qualidade irrepreensível a todos os níveis, repercutindo, de resto, aquilo que já se verifica com a berlina e carrinha.
Eficiência: A gama de motores procura oferecer eficiência e dinâmica, contando todos eles com função start-stop e norma Euro 6, destacando-se o novo Diesel de quatro cilindros para o E 220 d.
Gasolina ou Diesel?: No lançamento, estarão disponíveis quatro versões, embora o destaque natural esteja no motor Diesel de 194 CV de potência e 400 Nm de binário. A gasolina estarão disponíveis versões de 180 CV (E 200), 245 CV (E 300) e 333 CV (E 400 4Matic).
Coupé E 220 d: O novo motor Diesel de 2.0 litros de cilindrada debita 194 CV de potência e tem um consumo médio de 4,0 l/100 km com emissões de CO2 de 106 g/km. Todos os modelos disponíveis na data de lançamento estão associados a caixa automática de nove velocidades 9G-TRONIC.
Desportivo: Outro rasgo típico dos coupés da Mercedes-Benz é o padrão luminoso LED de forma estilizada dos grupos óticos divididos em duas partes, com função Multibeam LED.
Detalhes: A bagageira de desenho curto e o tejadilho esguio são características do novo Classe E Coupé. As janelas traseiras têm abertura elétrica.
Remotamente: Um dos aspetos também destacados pela marca é a capacidade de saber remotamente onde o veículo se encontra estacionado, o seu nível de combustível e se está devidamente fechado.
Desportivo: A grelha dianteira com efeito de 'diamante', estrela integrada numa lâmina única e elementos em negro de alto brilho estão em destaque na secção dianteira.
Segurança: Conta com um leque alargado de sistemas de assistência como o alerta de objetos no ângulo morto, assistente ativo de travagem com alerta de colisão iminente. A condução semiautónoma é outra das suas funcionalidades.
Agora sem mãos: Um dos vetores em que a marca de Estugarda mais apostou foi no da tecnologia. Assim, no caso do E Coupé, contamos, uma vez mais, com a assistência da condução semiautónoma DISTRONIC que permite deixar ao carro o controlo das operações - acelerar, travar, virar e até ultrapassar ficam a cargo do sistema de condução do E Coupé. O sistema que tem função de assistente em cidade, no para-arranca, e em velocidades até aos 210 km/h.
2+2=4: A conta é certa. Trata-se de um coupé 2+2 em que o espaço atrás foi pensado para oferecer cotas de habitabilidade adequadas para adultos acima da estatura média.
Opções futuras: Se apenas quatro variantes estão disponíveis no lançamento, a Mercedes-Benz prevê ter mais opções em breve.
Magic Vision Control: A solução para os problemas de visão causadas pela sujidade do para-brisas é apresentada pela Mercedes-Benz através de umas escovas limpa para-brisas com jatos de águas integrados e aquecidos. Uma solução engenhosa que permite uma limpeza mais eficaz do vidro dianteiro e uma melhoria da visibilidade.
Suspensão: De série, o Classe E Coupé dispõe de suspensão Direct Control que é já 15 mm mais baixa do que a da berlina, mas existem mais duas opções.
Suspensão: Além da Direct Control, a marca propõe, então, as opções Dynamic Body Control também com altura rebaixada e amortecimento variável, mudando consoante a escolha no botão Dynamic Select entre 'Comfort', 'Sport' e 'Sport+'.
Suspensão: Por fim, a mais elaborada Air Body Control recorre a um sistema pneumático multicâmara para agilidade melhorada.
Preços: A gama começa com o E200 Coupé a gasolina (2.0 de 184 CV) nos 62.450€, passando pelo E 220 D Coupé, com o novo motor de 2.0 litros e 194 CV, por 62.950€.
Modos: O Classe E Coupé tira partido de facetas variáveis de utilização graças ao sistema Dynamic Select com possibilidades de escolha de modos 'Comfort', 'ECO', 'Sport', 'Sport+' e 'Individual'. Resposta do motor, passagens de caixa e funcionamento do sistema start-stop variam de acordo.
Elegância desportiva: A linha AMG conta com apontamentos cromados na grelha, para maior distinção, além de para-choques desportivos.
Comodidade: O aumento das dimensões reflete-se no crescimento da habitabilidade atrás, sobretudo em altura ao teto e no espaço para as pernas.
Chuva nos faróis: As luzes traseiras têm um curioso padrão a simular gotas de chuva em cristal, havendo também uma animação específica para o condutor quando este abre e fecha o veículo. A Mercedes-Benz explica que este sistema saúda e despede-se do seu condutor.
Sem esforço: O novo Classe E tem estacionamento remoto a partir do smartphone, uma funcionalidade que pode ser útil em locais apertados.
Distração mínima: O sistema head-up display a cores oferece a informação mais importante ao condutor, incluindo a velocidade, sinais de trânsito em cada momento e indicações de navegação.
Conectividade: O novo Classe E Coupé dispõe das mesmas possibilidades de conectividade que a restante gama, o mesmo é dizer que permite integração com os smartphones e um vasto leque de aplicações online via COMAND Online, que permite uma série de ações remotas, função Wi-Fi e navegação com informações de trânsito em tempo real. Utilizando a tecnologia NFC, permite carregamento sem fios de smartphones, podendo estes serem também utilizados como chaves digitais.
Magic Vision Control: O esguicho aquecido consegue melhorar o potencial de limpeza do para-brisas, reduzindo igualmente o desperdício de água.
A mais recente geração do Mercedes-Benz Classe E traz consigo uma nova versão do coupé, tendo por base uma plataforma dedicada e elementos técnicos mais evoluídos para um modelo que procura unir o melhor de dois mundos: o do requinte e o do rigor dinâmico.
Merecedora de grandes elogios, a nova geração do Classe E Coupé volta a contar com uma série de atributos que já provaram a sua mais-valia nas versões berlina e carrinha, estendendo agora esses argumentos à carroçaria de visual mais dinâmico que, não ocultando um certo ar de família para com os demais coupés da marca (vide o Classe C ou o Classe S) mostra grande elegância e um aprumo invejável no desenho.
A marca quer promover uma imagem muito idêntica entre os seus coupés, o que acaba por trazer bons resultados, tanto mais que no caso do Classe E o nivelamento entre a desportividade e o requinte surge muito bem conseguido com linhas esbeltas que promovem um cruzamento bem conseguido entre um requintado lorde de smoking e um desportista de fato de treino pronto para esticar as pernas.
Considerações estéticas à parte, o novo E Coupé volta a mostrar elegância e requinte também no interior, onde este modelo exibe elementos de grande competência. Construção sem mácula e recurso a materiais nobres tornam o habitáculo do Classe E num local de vivência muito agradável. Em relação aos outros modelos da família E, este conta com algumas diferenças, como as saídas de ventilação em forma de turbina, mas o aspeto geral não difere da berlina e da carrinha, o que é uma vantagem. O painel de instrumentos volta a contar com o duplo ecrã de 12.3 polegadas para uma visualização horizontal e ampla, uma vez que alia a instrumentação (personalizável) ao ecrã do sistema de infoentretenimento da Mercedes-Benz.
Tecnologicamente avançada, esta é uma solução que garante ao Classe E uma visão de vanguarda. Outros detalhes, como a iluminação ambiente com 64 cores disponíveis – uma preciosidade – são pretextos que garantem uma vivência de elevado nível no Classe E.
Ao nível do espaço, o aumento da distância entre eixos com a nova plataforma do Classe E trouxe consigo uma melhoria significativa da habitabilidade, até mesmo atrás, onde dois adultos com 1,85 m viajam sem dificuldades, tanto na colocação das pernas, como no espaço até ao tejadilho.
Condução dinâmica
Mas é na condução que este Classe E Coupé parece beneficiar ainda mais com todo o aprimoramento técnico alcançado. Mais leve e mais rígido, o novo modelo exibe uma compostura digna de menção que lhe permite ser confortável e, ao mesmo tempo, ágil em percursos sinuosos. O progresso exibido ao nível das suspensões é também um garante de rigor dinâmico, sobretudo quando equipado com o sistema Agility Control de amortecimento adaptativo. O compromisso eficaz entre conforto e dinamismo assenta, pois, muito bem ao novo Classe E, que confia numa direção que é também um grande passo em frente face ao modelo anterior.
Com os modos de condução Dynamic Select, o Classe E beneficia de diferentes estados de espirito, entre o mais confortável Comfort e o mais dinâmico Dynamic, que ‘mexem’ parâmetros de amortecimento, direção e nas respostas de motor e caixa. Outro modo de relevo é o ECO, que acentua o lado da eficiência e que permite, por exemplo, rodar em modo de ‘vela’, ou seja, com o motor e transmissão desacoplada para poupar nos consumos.
Ao nível do motor, a marca confia plenamente no novo 2.0 Diesel de 194 CV e 400 Nm de binário como uma forma capaz de combinar eficiência e prestações interessantes. Permite respostas prontas, numa competente aliança entre prestações eficazes e consumos baixos, dando azo a uma condução despachada que coloca bem em evidência a competência do chassis. Não será o modelo da marca de maiores prestações, mas o E220 d tem a sua ‘alma’ bem defendida, concedendo a este Classe E Coupé uma forma muito interessante de ser Mercedes. Ágil, mas também racional. A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em meros 7,4 segundos, o que é um excelente indicador para um aspirante a desportivo, sendo que outra virtude é a forma como se sente rápido ao volante.
Além disso, a caixa de velocidades automática 9G-Tronic volta a demonstrar passagens lestas e eficazes que extraem deste motor as suas potencialidades. O consumo médio de 4,0 l/100 km é algo otimista, sendo mais fácil apontar a uma média na casa dos cinco litros, mas ainda assim os 5,4 l/100 km que obtivemos são um valor muito em conta para este coupé. Quem disse que o visual desportivo tinha de corresponder a um motor gastador?
O equipamento de série é composto, mas tal como é hábito, o Classe E Coupé tende a ter opcionais que podem elevar o custo de forma muito significativa. A versão ensaiada tinha um custo de 80.648€ face aos 62.950€ do preço proposto de base para este E220 d coupé.
Veredicto
Será esta a melhor forma de se ser Mercedes-Benz? Na nossa opinião, sim. Exibe tremendos argumentos de competência dinâmica e técnica que lhe permitem marcar a sua posição num segmento que, não sendo o mais representativo, é de extrema importância para o estatuto – da marca e dos clientes que gostam de primar pela diferença no segmento Premium executivo. Binómio motor/caixa de elevada eficácia, habitabilidade ampliada e agilidade de excelência tornam o novo Classe E Coupé num modelo amplamente desejável. Apenas se exige atenção ao custo dos opcionais para que não se torne exorbitante.
Mas lá que é um belíssimo exemplar… Competente na sua abordagem em curva, sólido em mau piso e também requintado, o E Coupé ‘vive’ muito do seu visual, em que tudo parece estar na proporção certa.
Características
Mercedes-Benz E220 d Coupé
Motor
4 cil. em linha, injeção direta, turbo+intercooler
Cilindrada
1.950 cc
Potência
194 CV/3.800 rpm
Binário
400 Nm/1.600 rpm
Transmissão
Caixa automática de 9 velocidades, tração traseira
Vel. máxima
242 km/h
0-100 KM/H
7,4 seg
Consumo
4,0 l/100 km
Emissões CO2
109 g/km
Comp/larg/alt. (mm)
4.826/1.860/1.430
Distância entre eixos
2.873 mm
Peso
1.735 kg
Mala
425 litros
Depósito
50 litros
Suspensão dianteira/traseira
Suspensão multibraços/multibraços; barras estabilizadoras à frente e atrás
Travões dianteiros/traseiros
Discos ventilados/discos
Pneus série (ensaiado)
225/55 R17 (225/45 R19)
Preço (ensaiado)
62.950€ (80.648€)
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