A operação cosmética a que foi sujeito o Mokka está bem visível neste X, um Suv de imagem bem retocada com uma aparência moderna e num estilo bastante agradável.
Assim logo que lançamos um olhar mais atento percebemos que os quatro anos que passaram sobre o primeiro Mokka, permitiram a marca alemã refinar o estilo deste Suv, onde se destaca de imediato os faróis AFL (as luzes adaptativas),bem como os redesenhados grupos ópticos traseiros em LED.
O interior apresenta um renovado tablier, sobressaindo claramente a sua organização e um ecrã tátil central (7 ou 8 polegadas) que permite o acesso a variadas funções.
Aliás é aqui que a Opel ganha a aposta deste Suv junto dos mais jovens já que a conectividade e o info-entretenimento é uma das melhores ofertas do segmento, já que o equipamento inclui quase tudo o que se tornou possível oferecer e que o sistema Intellilink disponibiliza. Desde o On Star, a assistência em viagem, garante de apoio em caso de emergência e que é acionada automaticamente em caso de acidente e a possibilidade de disponibilizar Wi-Fi a bordo e onde sete dispositivos podem estar conectados.
Para além disso a nova geração do Opel Eye alarga o leque de funções e oferece comutação automática de máximos e médios, leitura dos sinais de transito, alerta de saída da faixa de rodagem, indicação de distancia para o veículo da frente e alerta de colisão dianteira iminente.
Já os materiais melhoraram com adoção de uma área maior de plásticos macios, os bancos possuem uma agradável ergonomia e onde a posição de condução é bastante agradável. Já o apoio para o cotovelo direito, não parece fazer sentido, por ser curto acabando por não estar á altura do conforto proporcionado pelos bancos.
O espaço para arrumação é verdadeiramente surpreendente, bem pensado e de fácil acesso e a gaveta existente por baixo do banco da frente do lado direito, ajuda a esconder os CD’S de musica e outro material que os utilizadores de Suv muito gostam de transportar.
Nos bancos de trás viajam com conforto três adultos e na mala podemos contar com uma boa capacidade (356 litros) e um bom acesso.
Já ao volante o Mokka X é muito agradável de guiar e o seu motor 1.6 CDTI de 136cv mostra boa disponibilidade a baixos regimes e a caixa de seis velocidades manual é macia, mostrando-se bem escalonada e aproveitando da melhor forma o que o motor proporciona nomeadamente quando decidimos divertir-nos ao volante deste pequeno SUV, apertando com o acelerador em estradas mais sinuosas.
A estabilidade é algo que o Mokka não compromete, mesmo quando andamos mais depressa em curva onde a direção se mostra bastante eficaz na colocação do carro na trajetória certa.
Assim e apesar de manter muitas das suas características dinâmicas, a verdade é que a operação cosmética do Mokka fez sobressair o nível de conforto e um comportamento que o torna agradável de conduzir.
Lamenta-se apenas que em autoestrada o Mokka X tenha de pagar Classe 2 porque o capot está a mais de 1,10 metros do chão, apesar de estarmos perante um pequeno Suv que tem sido um verdadeiro sucesso na Europa e que bem se poderia impor em Portugal, onde a sua classificação como veÌculo de Classe 2 é penalizadora.
Contudo e se gosta de estradas secundarias e diversão ao volante o X é uma aposta bastante tentadora a começar pelo seu preço.
Mais
Facilidade de condução / Qualidade dos acabamentos
Menos
Câmara de marcha-atrás /classe 2
Ficha Técnica
Motor -4 cil em linha, 1598cm3/136CV (ás 3.500rpm), Diesel
Transmissão Dianteira
Caixa: Manual 6 Vel
Suspensão: MacPeherson braço inferior na frente e eixo de torção atrás
Travagem Discos ventilados á frente e Disco atrás
Acelerações – 9,9s (O-100 km/h)
Vel Max – 190 km/h
Consumo – 4,1/5,5 l 100km (Autosport)
Emissões – 106g/km-CO2
Mala – 356L
Depósito – 52L
Preço Base – 28.070€
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