Fiat 500C Hybrid: Para apreciar “La Dolce Vita” na cidade

03/12/2020

Fiat 500C Hybrid Launch Edition
A reinterpretação do Fiat 500 original (1957) é um verdadeiro caso de sucesso. Desde o seu lançamento em 2007 que o pequeno citadino não para de seduzir o público urbano. Ao longo destes 13 anos tem sido alvo de atualizações com versões suficientes para agradar a um vasto leque de condutores.

Esta é a atualização mais recente da segunda geração do 500. Em breve, teremos a terceira geração, que incluirá uma plataforma 100% elétrica, mas esse fica para outra altura.

A designação pode ser enganadora: este 500C Hybrid não é um verdadeiro híbrido. É sim um “mild-hybrid” ou um semi-híbrido, na medida em que a componente eletrificada apenas ajuda o pequeno motor de combustão em algumas situações, permitindo dessa forma reduzir até 20% das emissões poluentes.

Para impulsionar este pequeno Fiat temos um novo propulsor de três cilindros com 999 cc designado Firefly por ser compacto e muito leve (pesa apenas 77kg). Possui injeção direta de gasolina e variador de fase, mas apenas duas válvulas por cilindro. Em conjunto com o motor-gerador elétrico ficamos com uma potência de 70 cv e 92 Nm de binário, tudo acoplado a uma caixa com transmissão manual de seis velocidades.

O seu desempenho em cidade é expedito e não compromete. O motor vai-se desligando, por exemplo, um pouco antes de pararmos num semáforo e assim a energia recuperada na desaceleração e travagem é armazenada na pequena bateria de lítio escondida debaixo do banco do condutor. Na altura de arrancar sente-se a ajuda extra do motor elétrico, preciosa na azáfama do trânsito citadino. Tudo o que está a acontecer é muito bem explicado no painel de instrumentos digital e no ecrã multimédia na consola central, indicando os fluxos de energia, permitindo saber a carga da bateria, a quantidade de energia regenerada ao longo do percurso e se estamos a fazer uma condução económica. Em cidade, os consumos ficaram abaixo dos 6 litros aos 100 quilómetros, valores próximos dos 5,5 l/100km anunciados pela marca.

No interior, destacam-se os bancos com revestimentos da Seaqual, empresa espanhola que recicla os resíduos de plástico recolhidos do oceano e os transforma em tecido, uma novidade que torna este Fiat 500 mais amigo do ambiente. A posição de condução é mais alta do que o esperado num carro deste segmento, mas que deverá agradar a quem goste de ter uma visão desafogada de tudo o que se passa à sua frente. O nível de ruído a bordo é condicionado pela capota de lona, um pouco mais do que o normal, mas que não chega a ser excessivo.

Outra novidade bem-vinda é o defense pack: trata-se de um filtro de habitáculo capaz de capturar até 98% das impurezas provenientes do exterior, um purificador de ar EPA e ainda uma luz UV capaz de remover até 99% das bactérias presentes nas superfícies do interior do 500 Hybrid.

A Fiat tardou a oferecer uma alternativa híbrida naquele que é o modelo citadino por excelência. Fê-lo por uma razão estratégica, “só agora os volumes de vendas destes modelos atingiram valores significativos na Europa”. Aos 63 anos, o Fiat 500 continua jovem, a viver “La Dolce Vita”, roubando sorrisos aos que o veem passar.

Preço Fiat 500C Hybrid Launch Edition: a partir de 19.300€

Ficha técnica
Motor: 3 cilindros em linha Capacidade: 999 cm3 Distribuição: 1 a.c.c.; 2 válvulas/cilindro Potência: 70 cv às 6000 rpm Binário: 92 Nm às 3500 rpm
Transmissão Tração: Dianteira Caixa de velocidades: Manual de 6 velocidades Capacidade e dimensões Comprimento / Largura / Altura: 3571 mm / 1627 mm / 1488 mm Distância entre eixos: 2300 mm Bagageira: 185-550 l Jantes / Pneus: 195/45 R16 Peso: 1055 kg