Mercedes-Benz GLC 220d Coupé: A tranquilidade de um Premium

22/12/2019

A Mercedes acaba de renovar uma das suas “estrelas da companhia”, o GLC, que é o SUV compacto Premium mais vendido da Europa, com mudanças estéticas que, apesar de não serem de grande monta (novas grelhas, assinatura luminosa, volante e painel de instrumentos) conseguem imprimir um ar mais desportivo ao GLC, em especial na variante Coupé, ensaiada pelo Motor24 na variante 220d. As grandes mudanças dizem respeito às motorizações, com os blocos Diesel a obedecerem à norma Euro 6d e um novo motor a gasolina 2.0, associado um sistema mild-hybrid, que integra um motor elétrico de 14 cv.

O formato de SUV Coupé foi lançado pela BMW, com o X6, em 2007, e de então para cá poucos são os construtores Premium que não incluem esta variante nas suas gamas. A Mercedes tem no GLC a arma perfeita para o segmento dos SUV compactos, onde lidera as vendas na Europa.

Neste “facelift” de meio de vida (foi lançado em 2016) a Mercedes aproxima o GLC da restante gama e, sem bem que os retoques estilísticos tenham sido tímidos, é fácil reconhecer o novo modelo.

O interior dispõe agora do sistema MBUX (um interface que permite transmitir ordens vocalmente e que vai melhorando a interação com o condutor à medida que é utilizado), de um novo volante multi-funções, que dispõe de duas superfícies táteis para introdução de comandos e um touchpad na consola central, que funciona à semelhança dos computadores portáteis.

Em termos de materiais e acabamentos, nada a temer. Temos qualidade ao mais alto nível, fazendo jus ao segmento Premium em que se insere.

À frente há numerosos espaços de armazenamento, seja nas portas ou na consola central, os bancos seguram bem o corpo, embora pudessem ser um pouco menos duros. Atrás, e contrariamente a uma ideia feita, o formato coupé não impõe constrangimentos especiais aos passageiros, mesmo aos mais altos, embora a visibilidade traseira seja algo penalizada.

Este GLC trem uma nova cor disponível, o cinza “graphite”, quatro opções de jantes aerodinâmicas e três linhas: Base; Off-Road, que oferece mais 245 mm de altura ao solo e suspensão pneumática de série; e a desportiva AMG.

Linha AMG

O 220d 4Matic ensaiado pelo Motor24 (cedido pela Soc. Comercial C. Santos) dispunha da linha exterior AMG e Exclusive no interior (que custa 3.100 euros) e do pack Advantage (dispõe de navegação com disco rígido, ecrã central de 10,25 polegadas e dos packs Espelhos e Parking, estando disponível por 2950 euros).

Este motor debita 194 cavalos e tem um binário de 400 Nm, que lhe asseguram alguma vivacidade nas acelerações, apesar das dimensões e peso deste GLC Coupé: mede 4,73 metros de comprimento, dois de largura entre espelhos e acusa mais de 1.800 quilos na balança.

A juntar ao motor expedito, temos um chassis e uma suspensão que permitem um comportamento quase ao nível de uma berlina, com o GLC a evoluir quase que colado à estrada. A caixa automática de 9-GTronic é de uma suavidade exemplar, com as relações a serem engrenadas de forma impercetível.

Mas este Mercedes destaca-se, igualmente, pela enorme quantidade de auxiliares à condução, em especial o que gere a distância para o veículo da frente e mantém o GLC entre faixas. O sistema, por exemplo, adapta a velocidade à aproximação das curvas, rotundas ou cruzamentos.

FICHA TÉCNICA
Mercedes GLC 220d Coupé
Motor Diesel, 4 cilindros em linha, injeção direta, turbo, intercooler, 1950 cc
Potência 194 CV
Binário 400 Nm às 1600 rpm
Transmissão Integral, caixa automática de nove velocidades
Aceleração 0-100 km/h 7,9 s
Velocidade máxima 217 km/h
Consumo anunciado 5,9 l/100 km (oficial)
Emissões CO2 155 g/km
Comp./Larg./Alt./Entre eixos 4750 mm/2096 mm/1600 mm/2870 mm
Peso 1845 kg
Suspensão (Fr/Tr) Independente McPherson/Multilink
Mala 500 litros
Preço (ensaiado)
Preço: 85.623€

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.