O formato de SUV Coupé foi lançado pela BMW, com o X6, em 2007, e de então para cá poucos são os construtores Premium que não incluem esta variante nas suas gamas. A Mercedes tem no GLC a arma perfeita para o segmento dos SUV compactos, onde lidera as vendas na Europa.
Neste “facelift” de meio de vida (foi lançado em 2016) a Mercedes aproxima o GLC da restante gama e, sem bem que os retoques estilísticos tenham sido tímidos, é fácil reconhecer o novo modelo.
O interior dispõe agora do sistema MBUX (um interface que permite transmitir ordens vocalmente e que vai melhorando a interação com o condutor à medida que é utilizado), de um novo volante multi-funções, que dispõe de duas superfícies táteis para introdução de comandos e um touchpad na consola central, que funciona à semelhança dos computadores portáteis.
Em termos de materiais e acabamentos, nada a temer. Temos qualidade ao mais alto nível, fazendo jus ao segmento Premium em que se insere.
À frente há numerosos espaços de armazenamento, seja nas portas ou na consola central, os bancos seguram bem o corpo, embora pudessem ser um pouco menos duros. Atrás, e contrariamente a uma ideia feita, o formato coupé não impõe constrangimentos especiais aos passageiros, mesmo aos mais altos, embora a visibilidade traseira seja algo penalizada.
Este GLC trem uma nova cor disponível, o cinza “graphite”, quatro opções de jantes aerodinâmicas e três linhas: Base; Off-Road, que oferece mais 245 mm de altura ao solo e suspensão pneumática de série; e a desportiva AMG.
Linha AMG
O 220d 4Matic ensaiado pelo Motor24 (cedido pela Soc. Comercial C. Santos) dispunha da linha exterior AMG e Exclusive no interior (que custa 3.100 euros) e do pack Advantage (dispõe de navegação com disco rígido, ecrã central de 10,25 polegadas e dos packs Espelhos e Parking, estando disponível por 2950 euros).
A juntar ao motor expedito, temos um chassis e uma suspensão que permitem um comportamento quase ao nível de uma berlina, com o GLC a evoluir quase que colado à estrada. A caixa automática de 9-GTronic é de uma suavidade exemplar, com as relações a serem engrenadas de forma impercetível.
Mas este Mercedes destaca-se, igualmente, pela enorme quantidade de auxiliares à condução, em especial o que gere a distância para o veículo da frente e mantém o GLC entre faixas. O sistema, por exemplo, adapta a velocidade à aproximação das curvas, rotundas ou cruzamentos.
FICHA TÉCNICA
Mercedes GLC 220d Coupé
Motor Diesel, 4 cilindros em linha, injeção direta, turbo, intercooler, 1950 cc
Potência 194 CV
Binário 400 Nm às 1600 rpm
Transmissão Integral, caixa automática de nove velocidades
Aceleração 0-100 km/h 7,9 s
Velocidade máxima 217 km/h
Consumo anunciado 5,9 l/100 km (oficial)
Emissões CO2 155 g/km
Comp./Larg./Alt./Entre eixos 4750 mm/2096 mm/1600 mm/2870 mm
Peso 1845 kg
Suspensão (Fr/Tr) Independente McPherson/Multilink
Mala 500 litros
Preço (ensaiado)
Preço: 85.623€
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.