Hyundai i30 Fastback com “N” ingredientes desportivos

31/01/2019

O segundo modelo da marca sul-coreana a assumir a letra de guerra “N” chega a Portugal,em meados de Março e com um preço preparado para o combate: 43.500 euros

Uma receita de sucesso nem sempre obriga a procurar especiarias fora de casa. Por vezes, nada como recorrer aos ingredientes dentro de portas e preparar o prato com competência. Foi o que fez a Hyundai com o novo i30 Fastback N, o segundo modelo da marca, na Europa, a carregar a “letra” alusiva ao Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de Namyanga, na Coreia do Sul, unidade onde são testados os projetos mais “selvagens”. No futuro, o “N” identificará todos modelos de cariz desportivo que o fabricante sul-coreano lançar no mercado.
Num primeiro olhar (e num segundo…), o i30 N que o Motor 24 foi conhecer à ilha de Gran Canaria, em Espanha, pouco ou nada acrescenta à versão de cinco portas do modelo. De frente, nada de novo a registar. Apenas o perfil descendente do tejadilho, na traseira, permite diferenciar esta versão Fastback. Não se pense, porém, que tal obrigou a “apertar” a mala. Antes pelo contrário, uma vez que esta passou de 395 para 450 litros de capacidade.

O i30 Fastback N é discreto. Ou não queira ser um desportivo urbano e acessível para o quotidiano da classe média. Sim, o preço, como veremos adiante, é um dos trunfos. Registe-se, ainda assim, no habitáculo, o apoio do pé esquerdo, em alumínio, e os bancos com apoio lombar (em tecido, pele ou camurça).

Turbo com 275 cv

As duas carroçarias Hatchback e Fastback são uma espécie de gémeas separadas à nascença. Partilham, inclusivamente, o motor 2.0 T-GDI de 275 cv (com o Performance Pack, sem o qual debita “apenas” 250 cv) e binário máximo de 352 Nm entre as 1450 e as 4700 rpm a palpitar debaixo do capot. No fundo, o turbo que melhor se adapta a esta natureza “N” do Hyundai i30. Com este bloco, o i30 Fastback alcança uma velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente) e cumpre a aceleração 0-100 km/h em 6,1 segundos. Um poder de fogo contagiante, conforme foi possível comprovar nas estradas da ilha espanhola. Para os mais entusiastas e que pretendem sentir e, porventura, exibir, ainda mais, a sensação de alta performance, existe um gerador eletrónico de som, no habitáculo, que emite um tremendo rugido, digno de uma fera muito irritada. Os consumos médios anunciados pelo fabricante mão assustam tanto: apontam para os 8,2 l/100 km, mas os quilómetros percorridos na apresentação internacional demonstraram que facilmente se ultrapassam tais valores. Basta uma condução mais empenhada.

Desportivo possível

“Transplantados” para esta variante de três volumes foram ainda a caixa manual de seis velocidades, rápida e bem escalonada, bem como sistema N Grin com cinco modos de condução à escolha do condutor e acionáveis no ecrã central de 8’’ ou através de um botão situado próximo dos braços do volante. Quais os modos? “Eco”, porventura, o menos procurado num modelo que emite para a atmosfera 188 g/km de CO2; “Normal”, “N” e “N Custom”, permitindo este último afinar a suspensão, o motor, a direção e o próprio controlo de estabilidade (que permite o off…), consoante os estados de espírito de quem vai ao volante do desportivo.

Com a chegada Portugal agendada para Março, o i30 Fastback custará perto de 43.500 euros com o Performance Pack (250 cv), sensivelmente mais 1000 euros do que o mesmo motor, mas com a carroçaria de cinco portas. Um preço que o torna uma proposta muito interessante para quem deseja um desportivo possível para o dia-a-dia e não disponha de capital suficiente para chegar a outro tipo de predador da estrada.

Ficha técnica
Hyundai i30 Fastback N
Motor: 4 cilindros em linha
Cilindrada: 1.998
Potência máxima: 275 cv às 6.000 rpm
Binário máximo: 352 Nm às 1.450-4.700 rpm
Velocidade Máxima 250 km/h (limitada)
Aceleração 0-100 km/h: 6,1
Consumo médio 8,2 l
Preço: €43.500

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