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Já conduzimos o EV6, o novo elétrico da Kia

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A mais recente proposta 100% elétrica da Kia chega aos concessionários dia 30 deste mês e desde que foi apresentado em julho, já foram reservadas 70 unidades por clientes nacionais sem que o tenham sequer visto ao vivo. Das fotos para a realidade as dimensões do EV6 são enganadoras: ao vivo é um carro grande e largo e o design é vanguardista sem ser espalhafatoso criando uma identidade própria e muito vincada. Com proporções equilibradas, este crossover apresenta uma frente musculada e uma traseira irreverente com uma faixa luminosa que atravessa toda a largura da mala terminando nos farolins, tudo em LED.

 

O EV6 é construído sobre a plataforma E-GMP, partilhada também com o Hyundai Ioniq 5 e consiste num skate em que as baterias formam um fundo completamente plano e os motores são colocados nos respetivos eixos motrizes. Este tipo de construção modular permite uma grande liberdade criativa aos designers, sobretudo quando se trata de projetar o espaço interior. Se por fora o EV6 impressiona pelo seu tamanho, o interior não fica atrás revelando um espaço a bordo capaz de envergonhar a maioria dos lugares de avião em classe executiva. Mesmo os lugares atrás têm espaço suficiente para três ocupantes graças à eliminação do túnel central, ainda que o lugar do meio seja penalizado por servir também de apoio de braços amovível. O espaço da bagageira não foi descurado e temos 520 litros ou 1300 com os bancos traseiros rebatidos. Há ainda um compartimento com 52 litros sob o capô onde podem ser guardados os cabos de carregamento.

no EV6 não há couro de proveniência animal

A sustentabilidade é uma preocupação que passou a estar presente em todos os construtores de automóveis e no EV6 não há couro de proveniência animal, dando o lugar a um de origem sintética. No resto do interior é profusa a utilização de PET, um material obtido a partir de garrafas de plástico e a Kia refere que são utilizadas 111 em cada automóvel. Os materiais são agradáveis ao toque e a qualidade da montagem é boa sem ruídos parasitas que possam contaminar o silêncio característico do rolar de um carro 100% elétrico.

Aos comandos a posição de condução está na altura certa para um crossover coupê e o banco é confortável fornecendo o apoio necessário. Destacamos a consola central flutuante onde se encontra o seletor de marcha, o carregador de smartphone sem fios e tem apoio para o braço e espaço à frente para pequenas bolsas ou outros objetos. O volante multifunções tem um design diferenciador e apenas dois braços, a pega é boa e conta ainda com patilhas para controlar a regeneração que nos níveis mais altos ativam a condução apenas com o pedal do acelerador, também para travar e parar. O painel de instrumentos conta com um ecrã de 12,3 polegadas onde a informação é apresentada de forma semelhante à que já tínhamos visto no Hyundai Ioniq 5, unindo-se ao ecrã de infoentretenimento, também com 12,3”. O sistema funciona de modo expedito e comtempla as já habituais conexões Apple Car e Android Auto sem fios. Ainda na zona central do tabliê existe uma faixa tátil cujos botões mudam consoante se escolhe a função de climatização ou o rádio e podem ser controlados com dois botões rotativos. Uma solução que junta o melhor que o interface digital e botões físicos têm para oferecer.

São precisos poucos quilómetros para perceber o seu cariz desportivo

No breve contato dinâmico conduzimos o EV6 na versão GT-Line com bateria de 77,4 kWh, 229 cv e 350 Nm e uma autonomia anunciada de 749 km. São precisos poucos quilómetros para perceber o seu cariz desportivo, as suspensões com recurso a gás e multilink na traseira conferem-lhe um rolar firme, mas confortável com o motor único no eixo de trás a provocar um comportamento típico de tração traseira que é facilmente corrigido pela direção precisa e controlo de estabilidade. Para circular na cidade o modo Eco pareceu-nos ser o mais adequado com uma resposta ajustada para beneficiar a autonomia, já o Sport foi o que mais gostámos em estradas mais desafiantes. São 7,3 segundos que leva a chegar dos 0-100 km/h e a velocidade máxima está limitada aos 185 km/h, pelo que a atenção deverá ser redobrada, sem o ruído típico do motor de combustão é fácil passar os limites legais de velocidade sem darmos por isso. Para não haver distrações o EV6 está equipado com um head up display com realidade aumentada que projeta no vidro à nossa frente toda a informação necessária para uma condução segura. Na hora de estacionar, as câmaras 360 graus são uma ajuda preciosa para vermos o que se passa à volta dos quase 5 metros de carro e se o lugar for muito apertado é possível estaciona-lo a partir de fora apenas com a chave/comando.

 

O EV6 tem um sistema elétrico que funciona a 400 v ou a 800 v, o reconhecimento é automático e a bateria carrega no máximo a 250 kW. Nestas condições demora 18 minutos para chegar dos 10% aos 80% de carga. Já em casa, numa vulgar tomada doméstica de 220 v demora cerca de 33 horas e se for ligado a uma wallbox de 11kW são 7h20.

existem tomadas debaixo do banco traseiro onde se pode ligar um portátil

Uma das inovações que o EV6 tem face a outros elétricos é a possibilidade de poder ligar ou carregar qualquer aparelho que se ligue a uma tomada elétrica. No interior existem tomadas debaixo do banco traseiro onde se pode ligar um portátil por exemplo e no exterior, com um adaptador é possível carregar uma bicicleta elétrica ou no limite carregar até outro automóvel elétrico.

Ficha técnica:
Kia EV6 GT-Line
Motor: 229 cv
Tração: traseira (RWD)
Bateria: 77,4 kWh
Autonomia: até 740 km
Preço: 49.950 euros