Kia ProCeed 1.6 CRDi: Como os tempos mudaram…

12/04/2019

Tradicionalmente, os carros ditos familiares assumem o formato de carrinha, mas há quem diga que essa carrinha retira brilhantismo estético. E se há quem goste de conduzir, então, uma carrinha raramente está no topo da imaginação.

Porém, os tempos modernos trouxeram consigo uma nova genética: a das shooting brakes, uma mistura de carrinha com coupé dinâmico que, até aqui, a Mercedes-Benz explorou muito bem com o seu CLA Shooting Brake num segmento mais massificado. Mas, nos mesmos tempos modernos, se a Kia tivesse algo tão arrebatador quanto prático na sua gama? Pois, é que tem…

A forma da ProCeed é facilmente um dos pontos fortes de um modelo pensado e concebido a pensar na Europa, onde os clientes das carrinhas ainda têm muito peso nas vendas, sobretudo aquelas integradas no segmento C. É o caso do Ceed de nova geração, que tem três variantes disponíveis, com esta a chegar para completar a gama a par do compacto de cinco portas e da carrinha… convencional. Elevada qualidade geral, um interior bem concebido que está muito à frente daquilo que a marca coreana fazia há uma dezena de anos e gama de motorizações atuais aliadas a uma dinâmica melhorada face aos demais Ceed são pontos a reter.

Quanto ao desenho, as imagens dizem tudo, não sendo preciso gastar palavras para elogiar o arrojo e competência do produto final na vertente emocional. Mas vale a pena mencionar a boa versatilidade geral, numa prova de que forma e função não antagónicas mas associáveis. Espaço interior muito aprazível para cinco adultos (certo, atrás três passageiros irão apertados), com amplitude para as pernas e com margem em altura até para os mais altos, e uma bagageira com 594 litros (pode chegar aos 1545 litros com o rebatimento dos bancos traseiros) e ótima abertura dotam o ProCeed de uma importante vertente familiar que comprova que não é só imagem. Há também funcionalidade.

Ágil para bailar

Dinamicamente, as alterações operadas na carroçaria, com suspensão mais firme e direção mais precisa, resultaram num acerto mais duro que privilegia a condução. Com efeito, ao pouco rolamento da carroçaria em curva junta-se a elevada aderência que mantém a trajetória desejada de forma segura. Surpreendente até, além de combinar essa valência com um pisar sólido em todas as condições, mesmo que, sobre piso com buracos ou empedrados, deixe sentir os mesmos. Mesmo assim, nada que seja muito grave uma vez que a impressão de solidez é constante neste modelo, seja em autoestrada, seja em percursos empedrados de cidade.

Além do motor a gasolina 1.0 T-GDI que já nos pareceu muito bom para o Kia ProCeed, a marca disponibiliza também um refinado motor 1.6 CRDi de 136 CV que, além de oferecer bons consumos (5,8 l/100 km no ensaio), é ainda eficaz nas prestações, dando a este modelo uma maior ligeireza de passo que lhe serve para uma condução mais desportiva quando necessário. Não é um desportista ‘puro, no entanto, uma vez que a sua faixa de utilização preferida é entre as 1500 e as 3500 rpm, não havendo qualquer necessidade de esticar o motor para lá disso, uma vez que a performance não sairá melhorada (em contraponto aumentando os consumos). A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 10,4 segundos, embora este seja um daqueles casos em que parece chegar lá mais depressa) e a velocidade máxima é de 200 km/h.

Em associação a uma caixa manual de seis velocidades com escalonamento cumpridor e bom manuseamento, esta combinação dá ao ProCeed a ânsia de progredir com rapidez e recuperações bem conseguidas, tirando partido dos 280 Nm de binário logo às 1500 rpm. O manuseamento da caixa é correto e simples, contribuindo para uma sensação de condução bastante agradável.

A nível de construção interior, o ProCeed recebe boa nota, apostando em materiais macios ao tato na parte superior do habitáculo, enquanto na zona inferior aparecem os usuais plásticos rijos, ainda assim bem encaixados entre si. A posição de condução é igualmente agradável, embora o mesmo já não se possa apontar à visibilidade traseira, uma vez que o óculo traseiro é reduzido e está em posição elevada. O estilo tem destas coisas…

A nível de ergonomia, todos os comandos estão no sítio correto, com o ecrã tátil de 8.0 polegadas em posição central no topo da consola central a dominar as atenções.

Bem equipada, esta versão recebe ainda um importante desconto na campanha de lançamento, que o coloca abaixo dos 30 mil euros (29.840€), no caso de optar por financiamento da marca coreana.

VEREDICTO

A ProCeed é uma boa surpresa da Kia e uma resposta para os condutores de família que não querem fazer concessões ao estilo e ao dinamismo de condução para transportar sacas de batatas nas férias e compras ao fim de semana. Aliando funcionalidade com condução mais dinâmica, mercê de acerto firme sem ser desconfortável, o ProCeed tem ainda uma imagem que roda cabeças na sua direção. O motor 1.6 turbodiesel de 136 CV alia performances eficazes a baixos consumos, mas será sobretudo uma escolha para quem faz distâncias mais longas com frequência.

Para quem o critério não for esse, vale bem a pena olhar para a correspondente versão de entrada a gasolina (1.0 T-GDI de 120 CV) que fica cerca de 4000€ mais barata com prestações muito equivalentes.

Seja como for, um automóvel cativante em mais do que apenas um sentido.

FICHA TÉCNICA

KIA PROCEED 1.0 T-GDI GT-LINE
Motor 1598 cc, 4 cilindros em linha, injeção direta, turbo, intercooler
Potência 136 CV às 4000 rpm
Binário 280 Nm entre as 1500-3000 rpm
Transmissão Caixa manual de 6 velocidades, tração dianteira
Aceleração 0-100 km/h 10,4 seg.
Velocidade máxima 200 km/h
Consumo médio 3,9-4,3 l/100 km
Emissões CO2 104-111 g/km
Comprimento/largura/altura 4605/1800/1422 mm
Distância entre eixos 2650 mm
Peso (c/ condutor) 1438 kg
Bagageira 594-1545 litros
Depósito de combustível 50 litros
Suspensão dianteira Independente McPherson
Suspensão traseira Independente
Preço base 35.140€ (com campanha: 29.840€)

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