Publicidade Continue a leitura a seguir

Kia Sorento HEV: O SUV híbrido para toda a família

Publicidade Continue a leitura a seguir

A quarta geração do SUV topo de gama da Kia já conta com um legado de 18 anos de existência e cerca de três milhões de unidades vendidas. A concorrência é forte e a versão híbrida do Sorento vem apetrechado com muitos argumentos que o tornam numa opção a ter em conta na altura de comprar um automóvel com estas características.

Um SUV que pretende albergar 7 pessoas confortavelmente nunca pode ser pequeno, como tal, o Sorento nesta nova geração cresceu 10 mm, alcançando quase cinco metros de comprimento. São na verdade 4.80 m, 1.90 m de largura, 1.695 m de altura e uma distância entre eixos de 2.815 m. O design exterior é arrojado, mas sóbrio e as proporções estão muito equilibradas. O aumento das dimensões exteriores reflete-se num interior com uma habitabilidade excelente, chegando a ser mesmo referencial no segmento. Os dois lugares extra apesar de estarem normalmente guardados sob o piso da bagageira, não foi descurada a sua função. Quando precisam de ser utilizados revelam-se dois bancos perfeitamente capazes de receber dois adultos com algum conforto só penalizado pelo espaço disponível em altura. Para os ocupantes a que normalmente se destinam: os membros mais novos da família, crianças e adolescentes o conforto está garantido mesmo em viagens longas pois até têm saídas de ar condicionado com comando independente e portas USB para carregar os dispositivos eletrónicos.

Espelhando o resultado conseguido no exterior, o interior tem também um design sóbrio, mas funcional. Existem muitos locais para arrumação de objetos, os materiais são de boa qualidade e a montagem não apresenta problemas nem ruídos parasitas.

Para quem não está habituado a conduzir um automóvel com estas dimensões pode ser intimidante, mas a Kia dotou o Sorento com câmaras exteriores suficientes para vermos tudo o que se passa à sua volta com uma função inovadora: sempre que ligamos o pisca é projetada a imagem do respetivo ângulo morto no painel de instrumentos.

A motorização híbrida conta com um motor com 1.6 litros a gasolina e outro elétrico e juntos produzem uma potência combinada de 230 cv. O funcionamento do sistema é discreto e numa utilização quotidiana para além do arranque inicial é frequente vermos a luz do modo 100% elétrico acesa. Isso reflete-se nos consumos, sobretudo em autoestrada sendo possível obter médias entre os 6,5 l/100 km e 6 l/100 km ou ainda menos se nos aplicarmos. Já em circuito urbano o melhor que conseguimos foram 7,5 l/100 km.

Uma vez ligado, o funcionamento do Sorento HEV é pautado pelo silêncio da unidade motriz elétrica chamada ao serviço sempre que arrancamos ou circulamos a baixa velocidade. Para um SUV com quase duas toneladas (1783 kg), as prestações não comprometem: 8,6 segundos dos 0 aos 100 km/h e 193 km/h de velocidade máxima são suficientes para não se atrasar ao levar os miúdos à escola e os 350 Nm de binário garantem que as ultrapassagens são feitas com segurança e de modo expedito.

Para quem vai ao volante a ergonomia está bem conseguida: há patilhas para comandar a caixa automática de seis velocidades, o banco tem regulação elétrica e é fácil encontrar a posição acertada. O caminho para a digitalização não eliminou os comandos físicos e introduziu novos botões táteis que estão colocados onde se espera.

No que toca ao equipamento, o Sorento vem com um menu completo em que destacamos: instrumentação digital, head-up-display, três modos de condução, navegação, cruise-control inteligente com start/stop e assistência ao limite e velocidade, assistência à condução em autoestrada e manutenção na faixa de rodagem, aviso de perigo de colisão, câmara de estacionamento com visão de 360 graus, travão de parque elétrico, ar condicionado trizona, bancos dianteiros aquecidos e refrigerados, sistema de som Bose, mala da bagageira automática, chave inteligente, iluminação full-led, vidros escurecidos, sensores de luz e chuva, jantes de 19 polegadas e luz ambiente interior com 64 cores.

Sem pretensões desportivas o Sorento é um SUV com um comportamento previsível e seguro, que adora ser utilizado por toda a família especialmente em viagens longas onde o conforto é fundamental.

Ficha técnica:

Motor: 4 cilindros em linha; 1598 cm3; Injeção direta; Turbo; Intercooler

Potência: Motor de combustão: 180 cv às 5500 rpm; Motor elétrico: 60 cv entre 1600-2000 rpm; Potência máxima combinada: 230 cv

Binário: Motor de combustão: 265 Nm entre 1500-4000 rpm; Motor elétrico: 264 Nm entre 0-1600 rpm; Binário máximo combinado: 350 Nm

Transmissão Tracção: Dianteira

Caixa de velocidades: Automática de 6 velocidades

Capacidade e dimensões

Comprimento / Largura / Altura: 4810 mm / 1900 mm / 1695 mm

Distância entre os eixos: 2815 mm

Bagageira: 179 litros (com três filas de bancos); 813 litros (com duas filas de bancos)

Jantes / Pneus: 235/55 R19

Peso: 1783 kg

Consumo médio: 6,7 l/100 km

Emissões de CO2: 153 g/km

Vel. máxima: 193 km/h

Aceleração: 8,6s

Garantia Mecânica: 7 anos ou 150 000 km

Preço unidade ensaiada: €56.500