Teste Mazda 2 1.5 Hybrid: Onde é que já vimos este carro?

04/05/2022

No caminho para a descarbonização, com regras anti-poluição cada vez mais apertadas, as marcas veem-se obrigadas a encontrar soluções para cumprirem as metas, que nem sempre passam por construírem elas próprias os carros para vender nos segmentos mais importantes.

Neste caso, o objetivo foi facilitado pela adoção do modelo Yaris Hybrid da Toyota – que é dona de 5% da Mazda, no qual apenas trocou os logótipos pelos seus. Porém este não é um caso único e inédito, já que também a Suzuki dispõe de modelos Toyota ao abrigo de uma parceria semelhante (o Across e o Swace).

Regressando ao Mazda 2 Hybrid, o primeiro híbrido ‘puro’ da marca conta com um sistema de propulsão combinado entre um motor elétrico de 80 CV (59kW) e um motor de combustão de 1.5 litros e três cilindros com 93 CV de ciclo Atkinson. A marca diz ser possível circular até 80% do tempo em modo 100% elétrico.

Há três modos de condução, Normal, Eco e Sport, existindo ainda um modo B, no qual a regeneração é mais pronunciada. Em percurso extraurbano verificámos uma média de 4,9 litros aos 100 quilómetros; já em autoestrada e fazendo uso do cruise control a uma velocidade de 120 km/h, obtivemos 5,5 litros. Longe dos 3,7 litros indicados pela marca em ciclo combinado, mas mantendo ainda assim uma boa dose de frugalidade.

Se nas gerações anteriores da transmissão CVT (tendo como base o Toyota Yaris Hybrid já mais longínquo), quando pisávamos o acelerador não acontecia nada de empolgante, agora ao escolhermos o modo Sport somos surpreendidos por um impulso para a frente que permite ao Mazda 2 Hybrid fazer uns honestos 9,7 segundos dos 0 aos 100 km/h. Ainda continuamos a ouvir o pequeno propulsor de três cilindros, mas está bem mais amenizado.

Na verdade, o comportamento dinâmico é surpreendentemente divertido. Graças à rigidez extra o chassis é comunicativo, previsível e aceita mudanças de direção sem reclamar. No quotidiano o Mazda 2 Hybrid é confortável, mas apesar da taragem das molas traseiras ser mais suave, sentem-se as irregularidades do piso ao circular por ruas em mau estado. Atrás, há espaço para dois adultos, mas a altura é limitada pela colocação das baterias de iões de lítio sob o banco.

A bagageira disponibiliza apenas 284 litros, o acesso tem um desnível que dificulta sobretudo as operações de descarga. A qualidade dos materiais é geralmente boa, há um revestimento almofadado no topo do tablier e diferentes texturas nas portas.

A posição de condução é baixa, o banco oferece ótimo apoio e o volante tem uma excelente pega. A informação é-nos fornecida num quadrante com dois mostradores circulares: um para a velocidade e outro que exibe o desempenho híbrido, com o habitual retângulo ao centro para o computador de bordo.

No centro do tablier está o ecrã tátil de infoentretenimento que, apesar de ter botões físicos para acesso às funções, infelizmente o interface é pouco intuitivo. A eliminação de distrações durante a condução é uma prioridade e para esse fim temos um “head-up display” que projeta a informação essencial no para-brisas. Do restante equipamento destacamos: Carregamento do smartphone sem fios, Android Auto e Apple Car Play, faróis LED, máximos automáticos, reconhecimento de sinais, cruise control adaptativo, aviso de saída de faixa, travagem de emergência, jantes de 17 polegadas, tejadilho panorâmico.

No momento atual, em que a adesão à eletrificação ainda não é para todos, o Mazda 2 Hybrid pode ser a solução para uma utilização diária sem a preocupação de ter de carregar a componente eletrificada.

FICHA TÉCNICA

Mazda 2 1.5 Hybrid
Motor: 1490 cc, três cilindros, injeção direta, ciclo Atkinson
Potência: 93 cv/5600 rpm
Binário máximo: 120 Nm/3600-4800 rpm
Motor elétrico: síncrono de magneto permanente
Bateria: iões de lítio (0,76 kwh)
Potência: 59 kW (80 cv)
Binário: 141 Nm
Potência combinada: 116 cv
Transmissão: variação contínua com controlo eletrónico
Aceleração 0-100: 9,7 segundos
Velocidade máxima: 175 km/h
Consumo: 4,1 litros/100 km
Emissões CO2: 92 g/km
Dimensões: /C/L/A) – 3940/1745/1500 mm
Bagageira: 286 litros
Peso: 1085 kg
Preço: a partir de 24.397 €

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.