Mazda6 2.0 SKYACTIV-G 145 cv: um carro (quase) gourmet

30/03/2019

O modelo mais familiar da marca nipónica foi contemplado com uma série de novidades para 2019, entre elas o 2.0 SKYACTIV-G de 145 cv, posicionando-se cada vez mais no topo do segmento

“Agora tudo é gourmet!”. Quem é que nunca disse ou ouviu esta frase? Quem diz gourmet diz premium. A expressão está para os automóveis – e não só, veja-se o caso dos jornais, por exemplo, que apelidam de premium as notícias pagas, teoricamente exclusivas –, como o gourmet está para a gastronomia. Já não há paciência, perdeu a força que era suposto ter.

O termo tem sido precisamente utilizado para caracterizar a geração 2019 do Mazda6, sendo vários os artigos a enfatizar que este modelo tem o tal suplemento de classe, conforto, design e segurança em relação ao seu antecessor. Exagero? Talvez não – só porque o discurso é repetitivo não quer dizer que seja falso, a começar pelas palavras do construtor. “A mais recente atualização feita ao Mazda6 Sedan e Wagon é a mais abrangente de sempre, oferecendo uma qualidade reforçada em praticamente todos os detalhes do modelo topo de gama. Apresenta-se com um design exterior mais amadurecido, elegante e requintado, bem como com uma completa atualização do habitáculo”.

O que mudou? Muito, sem que tenha havido uma revolução. As diferenças maiores são bem visíveis logo na parte da frente, em especial a nova grelha, com um design forte, agressivo, e um centro de gravidade mais baixo. Os guarda-lamas, bem vincados, fazem também com que haja um destaque da as óticas dianteiras. Mas há mais mudanças na parte frontal, nomeadamente a pintura da carroçaria, que se alarga agora à zona inferior do para-choques. Atrás destaca-se o desenho da tampa da bagageira, saídas de escape mais perto dos limites exteriores do veículo, diâmetro das ponteiras maior e um novo desenho das jantes de liga leve de 17 e 19 polegadas.

Tudo alterações para criar um veículo mais moderno, dinâmico e harmonioso, a verdade é que a frente é tão agressiva, um ar predador, quase de competição, que é difícil livrarmo-nos da sensação de que há um certo desajuste com o resto – de iminente vocação familiar. Não é propriamente um defeito, terá mais a ver com a expectativa, sobretudo quando chega a hora de pisar no acelerador.

Seria um exagero, uma mentira, dizer que este motor a gasolina (2.0 SKYACTIV-G) de 145 cv, não cumpre – é claro, que cumpre, é confortável, tem uma excelente insonorização, empresta uma agradável dinâmica de condução, quer em autoestrada quer fora dela, faz, no fundo, tudo o que um carro com estas características é suposto fazer –, mas, até nos esquecermos daquela frente agressiva e assimilarmos a sua verdadeira vocação familiar, andamos à procura de uns pozinhos extra, sobretudo a baixos regimes. Se bem que o binário tenha sido melhorado e além disso, 208 Km/h de velocidade máxima e 9,9 segundos sejam números mais do que suficientes – afinal qual é o condutor (de família) que anda acima disto?

A nova tecnologia Active Driving Display, que projeta a informação do veículo diretamente no para-brisas (de série em todos os níveis de equipamento), ou ainda «bancos dianteiros e traseiros totalmente novos, revestimentos e acabamentos de qualidade premium em todos os detalhes de construção» são outras das novidades. Um carro premium? Premium, gourmet, seja lá o que isso for. Um familiar de qualidade que, como todos os produtos que se querem de eleição pode, aqui e ali, justa ou injustamente, ser vítima das suas próprias expetativas.

Motor: Mazda6 2.0 SKYACTIV-G / 4 cilindros / 1998 CC
Potência máxima (cv/rpm): 145 / 6000
Binário máximo (Nm/rpm): 213 /4000
Transmissão: tração dianteira, caixa manual de 6 velocidades.
Aceleração de 0-100 km/h (s): 9,9
Velocidade máxima (km/h): 208
Consumo combinado (l/100 km): 6,7
Emissões CO2 (g/km): 152
Preço: 40.565€

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