Se, esteticamente, e à primeira vista, este B se pode confundir com o classe A, isso só pode ser considerado como um elogio, dado o acerto das linhas demonstrado pelo “irmão” mais pequeno. O 180d que ensaiamos (cedido pela Sociedade Comercial C. Santos), apesar de se destinar a uma utilização familiar, remete para uma imagem desportiva que a marca alemã continua a cultivar em quase todos os segmentos onde está presente e está a anos luz das linhas sensaboronas do modelo que substitui.
À frente, a grelha cheia de “estrelas”, os faróis perfilados e, atrás, os grupos óticos em LED e com efeito 3D. Um conjunto agradável, a que se deve juntar a clássica imagem de solidez alemã.
O interior consegue ser ainda mais inovador, seguindo as pisadas do A. À frente do condutor estão dois ecrãs (cujos tamanhos variam de acordo com as versões ou opcionais) O da esquerda alberga a normal instrumentação, que pode ser configurada e o da direita o denominado infoentretenimento, com o GPS, o rádio, opções de configuração do carro, etc. Oscila entre dois ecrãs de 7 polegadas (série), um de 7 polegadas e outro de 10,25 e a Widescreen, que equipa as versões de topo, e disponibiliza dois ecrãs de 10,25 polegadas.
Ao centro do tablier três ventiladores a fazerem lembrar as turbinas de um avião, a que se somam duas nos extremos do tablier, em baixo, na consola central temos o touchpad, que permite, por exemplo, escrever o nome da rua que se pretende, e comandos rotativos para o modos de condução e volume do rádio.
Este interior tem um ar futurista muito agradável, sendo construído com materiais de elevada qualidade e montagem à prova do passar dos quilómetros. Para ajudar ainda mais o “futuro ao virar da esquina” temos o MBUX (Mercedes Benz User Experience), que permite uma interatividade jamais vista num automóvel.O sistema não é perfeito, por vezes não nos entende (sim, falamos para o B), mas basta dizer “Mercedes” para termos as mais importantes funções do carro na ponta da língua. O MBUX vai melhorando com a interação e permite algumas brincadeiras, ótimas para distrair os mais pequenos ou fazer sorrir os mais crescidos. Pergunte-lhe o que pensa de algumas marcas concorrentes…
Bem acolhidos
Este B 180d acolhe bem cinco passageiros, apesar de o banco traseiro ser corrido, o que sempre penaliza a pessoa que vai ao meio. As cotas deste Mercedes (em especial os 2.729 mm de distância entre eixo) permitem desafogo interior e as amplas superfícies vidradas, a juntar a uma altura superior ao solo, ajudam nas viagens mais prolongadas.
A bagageira tem uma capacidade de 445 litros, podendo chegar aos 1.540 com o rebatimento dos banco traseiro que, nalgumas versões, pode deslizar longitudinalmente, aumentado o espaço para as bagagens ou para os passageiros.
A suspensão, mais virada para o conforto e a insonorização, tornando quase impercetível o motor, mesmo quando ao ralenti, contribuem para o bem-estar a bordo.
O comportamento não oferece grande surpresas, pois trata-se de um familiar, focado no conforto dos ocupantes. Seguro, embora se note uma ligeira (e compreensível) inclinação da carroçaria.
Do que não gostamos, em definitivo, é do sistema de ajuda na transposição involuntária das linhas na faixa de rodagem. Demasiado brusco, ao travar ligeiramente as rodas que “pisam o risco”, chega a assustar quando vamos a rolar mais descontraídos.
Destaque-se a média de consumo que obtivemos neste B180d, rolando sempre com quatro pessoas – 5,7 l/100km -, um litro mais do que o declarado pela marca mas, mesmo assim, um valor baixo.
O preço do modelo que ensaiamos, onerado com 3.618 euros de opcionais, é de 41.114 euros, mas a entrada de gama faz-se através do B 160 (gasolina), que custa a partir dos 30.550 euros. No topo temos o B 220d, que começa nos 47.900 euros.
Características | Mercedes B 180d |
Motor | Diesel, 46 cilindros em linha, injeção direta, turbo, intercooler, 1461 cc |
Potência | 116 CV |
Binário | 260 Nm às 1750 rpm |
Transmissão | Dianteira, caixa de dupla embraiagem de sete velocidades |
0-100 km/h | 10,9 s |
Velocidade máxima | 200 km/h |
Consumo anunciado (medido) | 4,7 l/100 km (oficial) |
Emissões CO2 | 123 g/km |
Comp./Larg./Alt./Entre eixos | 4419 mm/1796 mm/1562 mm/2729 mm |
Peso | 1345 kg |
Suspensão (Fr/Tr) | Independente McPherson/Multilink |
Mala | 445 litros |
Pneus | 205/60 R16 (fr)-205/60 R16 (tr) |
Preço (ensaiado) | Preço: 41.114€ |
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.