Mercedes-Benz C 300 d Coupé: Formas de sedução

29/07/2019

Renovada no ano passado, a gama do Classe C conta com diversas novidades, sendo que uma das mais relevantes dá-se com a chegada do motor de 2.0 litros turbodiesel OM 654 que se estreou no Classe E e que chega ao C 300 d Coupé com uma potência de 245 CV. Uma ajuda quase perfeita para dar ânimo a um modelo que mantém autênticas formas de sedução.

A gama coupé da Mercedes-Benz é uma receita de particular sucesso no capítulo da mimetização de formatos. Do S ao C, há uma imagem desportiva coupé que perpassa em todas as variantes, embora existam diferenças evidentes ao nível das dimensões entre uns e outros. Seja como for, uma linhagem altamente atraente, ainda para mais, quando vestida num elegante fato de acessórios AMG (2650€) e pintura Vermelho Hyachinth Brilhante (1500€), fazendo reluzir a sua imagem para um outro patamar de atenção.

Mas é a mecânica que aqui recebe toda a atenção. O motor OM 654 turbodiesel, introduzido em 2016, surge aqui com uma potência de 245 CV de potência e 500 Nm de binário, em associação a uma caixa automática de nove velocidades, a 9G-Tronic, que é unidade mais eficiente no aproveitamento da (muita) energia facultada pela motorização turbodiesel, mais compacta e ligeira (168,4 kg contra os 203,8 kg) do que a unidade de 2.1 litros anterior.

Energia é, exatamente, o que não falta nesta motorização, permitindo prestações condizentes com a imagem desportiva, não só nas acelerações, mas também nas retomas, com os 500 Nm a imprimirem ritmos fortes quando necessário, numa tónica de elasticidade que demonstra o progresso efetuado nas mais recentes motorizações Diesel de que esta unidade de dois litros é exemplo. As patilhas atrás do volante permitem condução com maior entrosamento para o condutor, com estas a reagirem depressa e bem nas passagens de caixa. Além de permitir boas prestações, o motor melhora igualmente o cariz dinâmico pela sua maior ligeireza, ajudando num acerto de chassis já de si muito eficaz, destacando-se as ligações ao solo muito responsivas quando se exige condução espirituosa, sendo fácil de conduzir com afinco por estradas sinuosas.

Aqui, nota para a adição de opcional valioso em forma da suspensão Body Control, que em associação com o sistema de modos de condução Dynamic Select faz variar o carácter – e a suavidade – do C 300 d Coupé. Por um lado, há modos de atuação de motor/caixa/amortecimento na forma dos Eco, Normal, Comfort, Sport e Sport+ do Dynamic Select, a que se junta, por outro, os modos de amortecimento Comfort, Sport e Sport+ do sistema Body Control de amortecimento.

As diferenças são evidentes entre os modos, com o modo mais confortável a dar azo a maior ‘proteção’ dos ocupantes de irregularidades do asfalto, enquanto os Sport e Sport+ a mostrarem uma maior firmeza que transforma o C 300 d Coupé num modelo mais divertido de conduzir em percursos sinuosos, mas que passa a não ser muito apreciador de irregularidades ou, situação também comum, de pequenos ressaltos ou lombas, tornando-se aí mais incómoda. Até porque as jantes AMG de 19 polegadas (950€), visualmente de grande magnetismo e aptas para maior dinamismo, não ajudam…

Os consumos rondam facilmente a casa dos 7 l/100 km, sobretudo tirando proveito do modo de condução à ‘vela’, em que motor e caixa desacoplam, poupando combustível. No nosso caso, obtivemos uma média de 7,1 l/100 km, o que assenta bem no cômputo desta unidade.

O aspeto menos interessante desta unidade acaba por ser o ruído da mecânica Diesel, que parece ser aqui mais audível do que noutros modelos da marca equipados com este motor.

Composição Premium

O interior beneficia das atualizações de meio de ciclo, incluindo um novo painel de instrumentos de configuração digital e personalizável, que não chega a ser tão interessante como o MBUX, mas que cumpre perfeitamente com o seu propósito. Depois, aplicações em carbono na consola central (1150€) que dão força ao lado dinâmico do C 300 d Coupé, a que se juntam ainda revestimentos em pele com pespontos no tablier e zonas superiores das portas, conjugando-se ainda com as aplicações em alumínio escovado. Ainda na consola central, ecrã no topo com comandos efetuados nos botões entre os bancos. O bom espaço a bordo é também cartão-de-visita, mesmo que não seja propriamente um familiar dedicado, sobretudo pelo acesso aos lugares traseiros.

No remate de todas as suas qualidades, o C 300 d Coupé beneficia ainda de diversos opcionais que lhe dão valor, claramente, mas que também engordam a fatura a pagar no final. Vamos a exemplos: Pack Premium (inclui outros packs, como o de Espelhos, Parking, bancos dianteiros aquecidos e faróis Multibeam LED) tem um custo de 7250€, as jantes de 19 polegadas custam 950€, pintura Vermelho Hyachinth Brilhante (1500€), linha de design exterior AMG por 2650€ e Pack Condução Dinâmica Air Body Control (1750€). Ou seja, com um custo base de 57.200€, o preço a pagar pelo modelo das imagens seria de 82.889€.

VEREDICTO

Um fato sedutor, de corte alemão e com alma fulgurante. O novo C 300 d Coupé exibe qualidades evidentes em termos de qualidade geral e de construção, com requinte vincado nos pequenos detalhes e com uma motorização nova que introduz dinamismo superior e prestações mais vivas para condizer com a imagem desportiva. Rápido nas respostas em associação com caixa eficiente, o motor traz nova vivência para este coupé que continua a ser uma proposta de encher o olho e as pretensões de quem deseja imagem em conjugação com dinamismo.

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