Teste Mercedes-Benz CLA 200d Shooting Brake: A filosofia da estética

Dir-se-á que a Mercedes-Benz acertou em cheio com a filosofia shooting brake, ou seja, aquela que dá às carrinhas convencionais um visual mais dinâmico. No caso da marca alemã, se a primeira tentativa na forma do CLS Shooting Brake teve sucesso relativo, foi com o mais compacto CLA Shooting Brake que esta filosofia criou raízes. Agora, nova geração pronta para repetir o sucesso.

De forma algo estranha, atendendo ao que costuma ser normal na indústria automóvel, quando um segmento ganha notoriedade, a grande maioria das marcas não procurou seguir o caminho da Mercedes-Benz. Exceção feita a dois outros construtores: a Porsche, com o Panamera Sport Turismo, e a Kia, com o Proceed, em ambos os casos de grande dramatismo estético.

Agora, com a nova geração dos seus modelos compactos, iniciada com o Classe A, a marca alemã renovou por completo a sua shooting brake, conferindo-lhe um visual mais moderno e mais conseguido, destacando-se o perfil mais vertical da dianteira, com aquilo a que chama de ‘nariz de tubarão’, ou seja, com a parte cimeira mais avançada, o perfil ainda esguio e ligeiramente mais baixo do que no modelo precedente e, fundamentalmente, uma revisão completa da traseira, com uma parte dos farolins a estar agora na tampa da bagageira (ao invés da geração anterior, cuja tampa contornava o farolim) e a matrícula a passar para o para-choques, libertando o portão da bagageira desse elemento. De acordo com a Mercedes-Benz, esta decisão estética segue a mesma linha dos coupés e, bem-sucedida, dá origem a um visual mais forte.

De perfil, ainda, olhando para a traseira, detalhe curioso: o para-choques fica quase em linha com a bagageira, evitando assim quebrar a sequência visual de todo aquele elemento.

Mais largo e mais comprido

Sendo esta geração mais comprida em 4,8 cm e mais larga em 5,3 cm, o interior do CLA Shooting Brake revela boa habitabilidade, melhorando de forma evidente face ao antecessor, com a ligeira redução da altura a não interferir no espaço interior. Para a vivência nos lugares posteriores, dois adultos até 1,85 m viajam com facilidade, dispondo de boa amplitude para as pernas e de altura mais do que suficiente para se encaixar sem dificuldades. Não brilhando na largura e com um túnel volumoso ao meio, é preferível manter as viagens para quatro, sendo que um quinto ocupante só para trajetos curtos.

Por outro lado, a posição de condução é bastante boa, com boa visibilidade de todo o ambiente em redor, tirando-se ainda partido, ao nível do habitáculo, de boa construção e qualidade geral de alto nível, mesmo que combine os materiais mais macios na parte superior do tablier com o plástico rijo na parte inferior – incluindo portas. Porém, construção de altíssimo nível e boa insonorização.

A bagageira ganha dez litros face ao modelo anterior, tendo agora 505 litros, sendo um valor bastante interessante para as dimensões desta carrinha, ainda que o ‘lábio’ inferior seja alto. Contudo, tem agora maior largura do que antes e o portão da bagageira pode ser acionado de forma elétrica, vindo esta funcionalidade de série (bem como o rebatimento dos bancos traseiros).

Falta, por fim, abordar o facto de se poder dispor, uma vez mais, de sistema de infoentretenimento MBUX com comandos vocais para algumas funções, surgindo de série com os dois ecrãs de 7”, mas na unidade ensaiada, com os dois ecrãs contíguos de 10.25”, naquela que é a melhor forma de se dispor de toda a funcionalidade tecnológica desta nova geração dos Mercedes-Benz. No entanto, trata-se de um opcional no Pack Premium, por 3850€, valendo a pena pelo aspeto mais moderno que oferece ao habitáculo.

Condução dinâmica

A companhia alemã procurou dotar a CLA Shooting Brake de uma maior aptidão dinâmica, o que se confirma ao cabo dos primeiros metros. A direção é precisa e direta e, forçando-se em curva, a carroçaria evidencia estabilidade exemplar, não denotando grande rolamento ou dificuldades de inserção em curva. Essa sua propensão para o dinamismo denuncia, porém, alguma subtração de conforto, sobretudo quando equipado com jantes de maiores dimensões (18 polegadas), que melhoram a eficácia em curva, a estabilidade e a beleza, mas tiram alguma suavidade, sobretudo quando os pisos se tornam muito irregulares.

A sua competência de condução é complementada, no caso da versão 200 d, por variante do motor turbodiesel 2.0 de nova geração, cuja eficiência e refinamento são características dominantes. Derivado da variante de 194 CV, este motor debita 150 CV de potência e fundamentais 320 Nm de binário às 1400 rpm, sendo por isso não só eficaz a acelerar, como também nas recuperações, coadjuvado por uma bem concebida caixa automática de oito velocidades (8G-DCT), cujas passagens entre relações são suaves e rápidas.

A impressão que fica, aliás, desta combinação é de que à disposição estão mais do que os já referidos 150 CV, tal o impulso geralmente concedido por esta mecânica Diesel, que ajuda na apreciação de uma condução mais desportiva, condizente com a imagem exterior. Além disso, corroborando a ideia de eficiência, trata-se ainda de um motor poupado: no nosso ensaio (com 100 quilómetros divididos em 60 por vias urbanas e o restante em vias rápidas, sempre a velocidade legal) obtivemos um registo muito positivo de 5,4 l/100 km, sendo que, mesmo com estilo mais agressivo, dificilmente excede os 6,0 l/100 km.

A ajudar nesta premissa está o facto de dispor de série do sistema Dynamic Select, com diferentes parâmetros de utilização de caixa, entrega da potência e ‘coasting’. No modo mais ecológico ‘ECO’, a velocidades de cruzeiro é frequente que circule em ‘roda-livre’, baixando os consumos. No polo oposto, o modo Sport, além de tornar a direção mais pesada, o acerto da caixa mais agressivo, entrega a potência de forma mais decidida com correspondente diferenciação na sonoridade.

O CLA Shooting Brake é proposto na gama com um preço base de 45.150€, dispondo de boa lista de equipamento que lhe confere por isso um bom ‘value for the money’. Contudo, adicionando os pacotes de equipamento com que a Mercedes-Benz aposta atualmente para facilitar a vida dos seus clientes (conglomerando itens que usualmente são instalados em conjunto e que, em pacote, ficam mais em conta), o preço sobe para um valor já mais elevado, sendo no caso da unidade ensaiada, de 57.490€.


VEREDICTO

Melhor em tudo do que o modelo que substitui, o novo CLA Shooting Brake reforça o conceito de funcionalidade em aliança com o estilo moderno para uma proposta compacta e repleta de qualidade geral. A evolução foi larga, mesmo que no exterior a diferença não seja revolucionária. Mas, com um binómio motor/caixa muito competente, dinamismo sem mácula (pese embora alguma firmeza) e funcionalidade melhorada, tanto na bagageira como na habitabilidade, este é um automóvel capaz de agradar às jovens famílias que preferem uma carrinha de outro estatuto com visual alinhado.