Mercedes C250d: Para os m(p)ais apressados

30/04/2018

A Classe C da Mercedes tem-se assumido, ao longo dos anos, como um dos pilares de uma cada vez mais vasta oferta. Introduzida, em 1993 para substituir o icónico e indestrutível 190, chegou à sua última evolução em 2014, aquela que conduzimos, na versão berlina e na motorização 250d, que o mesmo é dizer 204 cavalos e uns respeitáveis 500 Nm de binário. Valores que, não há muitos anos, eram mais próprios de um desportivo, mas que aqui permitem ter um familiar rápido, sólido e muito bem construído.

É quase redundante falar na qualidade de construção e dos materiais utilizados pela Mercedes. Tudo parece perfeito neste C, feito para que os anos não deixem grande mossa no carro. Mas não conseguimos deixar passar em claro as reduzidas dimensões do porta-luvas. Que vê a sua capacidade drasticamente condicionada pelo formato do tablier.
Melhor dito, o canto superior direito do porta-luvas vê-se constrangido a contornar o ventilador lateral, roubando ao espaço e obrigando a um formato pouco ortodoxo daquele compartimento.
Começamos com um pormenor, mas porventura, deveríamos ter começado por dar destaque à elegância da carroçaria, à qual o preto da unidade em teste assentava muito bem. Tem traços do classe S e o Pack Advantage AMG dava-lhe uma agressividade bem- vinda, pois, mesmo que seja uma berlina familiar, a verdade é que a potência e o binário, passados às rodas traseiras e doseados por uma caixa automática G-Tronic de 9 velocidade, permitem a este C acelerar dos 0 aos 100km/h em apenas 6,6 segundos e uma velocidade máxima de 247 km/h… É deixar a criançada na escola, escolher uma estrada deserta, que vão ver como este C se transfigura.
“Pois, mas e os combustíveis fósseis, não vão acabar rapidamente por causa do meu C”? Não. Se o conduzirmos como se quisermos ficar sem carta num piscar de olhos, é capaz de chegar aos dois dígitos por cada 100 quilómetros. Mas também conseguimos em autoestrada, a velocidade legais e utilizando a caixa em modo Eco, que permite ao carro circular apenas pela inércia se retiramos o pé do acelerador, chegar aos 6,5l/100km. Uma nota para o facto de a unidade que nos foi cedida pela Soc. Comercial C. Santos ter um pouco mais de 700 quilómetros, sendo, por isso, expectável, que os consumos estabilizem em baixa.

Sobre carris
O comportamento em estrada, que pode ser modificado no seletor de Condução Dinâmico (são cinco: Eco, Comfort, Sport, Sport+ e Individual), não oferece críticas, até porque esta unidade dispunha do pack AMG, pelo que a que a suspensão é 15 mm mais baixa.
Em autoestrada o C segue os carris imaginários “desenhados” no asfalto para todos os bons carros (este não é o único a fazê-lo). São quilómetros e quilómetros de tranquilidade assegurada.
Quando saímos para a “montanha-russa” (leia-se estrada nacional), podemos continuar na toda calma selecionando o Modo Comfort ou rodamos o seletor até àquele Sport+ e somos surpreendidos pela fogosidade dos 204 cavalos e do já respeitável binário, que surge logo às 1600 rpm.
Se não esquecermos que este é um familiar cujo peso ronda os 1600 quilos e que mede 4,69 metros, o C250 brinda-nos com uns momentos interessantes ao volante. E para os indefetíveis, estão lá as patilhas no volante passar de caixa manualmente. Assegure-se, isso sim, de que não há muito trânsito a compartilhar a mesma estrada.
Se algo está prestes a correr mal ao pisamos o risco, não faltam os sistemas de segurança, como Active Brake Assist (que pode chegar a travar o veículo perante obstáculos), o Adaptive Brake, os já costumeiros ABS ou o controlo de estabilidade, entre outros sistemas.

Equipamento e espaço
O espaço a bordo é o correto para quatro passageiros, sendo que o quinto, até pela existência do túnel por onde passa o veio de transmissão, tem de fazer algumas concessões. Vale o teto panorâmico (um extra que custa 1.788 euros) que cria um agradável ambiente luminoso, contrastando com o negro que imperava no carro ensaiado.
Os bancos traseiros pode ser rebatidos nas proporções 40/20/40 (ou seja, os três bancos), aumentando a capacidade da bagageira dos 480 até aos 1510 litros
Não há problemas para guardar os objetos do dia a dia num interior dominado, ao centro pelo monitor do COMAnd Online, que comanda a navegação, telefone, áudio, vídeo e diversas configuração do veículo. Mas, não sendo tátil, as instruções podem ser introduzidas por um seletor na consola ou pelo Touchpad, com sensores Multitouch, que permite dar ordens de comando ou escrever (seja localidades, para o GPS, ou nomes para o telefone. Nunca gostámos deste sistema da Mercedes, que parece finalmente, com o novo classe A, ter emendado a mão, instalando um monitor tátil (embora mantenha o Touchpad).
Em frente ao olhos do condutor todas as funções podem ser vistas num display central de grandes dimensões (21.3 centímetros), em alta resolução e a cores.
A unidade por nós ensaiada carregava 8.902 euros de extras, com o grosso da fatura a ser assegurado pelo pack Advantage AMG (4.146 euros). Mas a este nível de preço parece um pouco mesquinho faturar 325,20 euros por airbags laterais traseiros. Um caminho seguido por outras marcas Premium.
O que não podemos deixar de assinalar é que esta unidade tinha um preço de venda de 66.990 euros. Muito? O problema é que o preço base desta viatura é de 36.255,17 euros e só para impostos (ISV – Imposto sobre Veículos e IVA) vão mais de 20 mil euros…
Mas o C250 pode ser comprado a partir dos 52.909 euros. A gama C, no entanto, começa nos 38.850 euros (o C160 com motor a gasolina) e culmina no AMG C 63 S (510 cavalos, a gasolina), que custa a partir dos 108.350 euros.

FICHA TÉCNICA
Mercedes C250
Motor: Quatro cilindros em linha
Cilindrada: 2143 cm3
Potência: 204 CV às 3800 rpm
Binário máximo: 500 Nm às 1600-1800 rpm
Tração: Traseira
Caixa: Automática G-Tronic de nove velocidades
Aceleração (0-100 km/h): 6.6 segundos
Velocidade máxima: 247 km/h
Consumo médio anunciado: 5,7 l/100 km
Emissões de CO2: 124–112 g/km (Euro 6/A+)
Peso: 1.589 kg
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4.686 /1810/1442
Distância entre eixos (mm): 2840
Preço (ensaiado): 66.990 euros

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