Linda no seu Preto Obsidion (uma pintura metalizada que custa 894,13 euros), a E220 Avantgarde impõe a sua presença por onde passa apesar de, exteriormente, as mudanças em relação ao modelo que substitui não serem enormes. Mas tem uma assinatura visual que a distingue no meio dos outros automóveis e ao ligar o motor, à noite, assistimos a um curioso bailado das luzes dianteiras.
No interior, com aplicações em alumínio escovado, destaca-se o tablier decalcado do luxuoso classe S, com dois monitores, ajustes milimétricos, materiais de superior qualidade, ótimos bancos e uma sensação de conforto difícil de ultrapassar.
Enquanto adeptos confessos de carrinhas “grandes”, aquelas onde, num acesso de loucura, podemos meter metade do recheio da casa e abalar de férias, esta classe E não nos desilude. Embora a capacidade da mala tenha diminuído 55 litros em relação à geração anterior (está agora nos 640), esta carrinha mede 4,93 metros, o que faz com que tenha espaço interior amplo para os passageiros da frente e para dois atrás. Como é normal em carros de tração traseiro, o túnel da transmissão impõe alguns constrangimentos a um quinto passageiro.
De igual modo não faltam locais de arrumação, mas o porta-luvas, que é refrigerado, deveria ser maior.
Com uma boa ergonomia, destaque para os comandos táteis nos braços do volante. Basta passar o polegar para aceder a diversos menus de informação e de configuração. Simples e intuitivo. Gostamos.Numa carrinha com 10 mil euros de extras (e muitos mais há para gastar na vasta lista de opcionais) é difícil pedir mais equipamento. Está lá o essencial e algum supérfluo, como a possibilidade de escolher entre 64 cores para a iluminação interior.
Sistemas de segurança
Onde a Mercedes não poupou foi nos sistemas de segurança ativa e passiva, como o Activ Brake Assist (perante uma colisão iminente, seja com outro veículo seja com um peão, trava o carro), o Assistente de Faixa de Rodagem (reconhece as linhas no pavimento e alerta o condutor através de vibrações no volante se este sair involuntariamente da trajetória), o Assistente de Ângulo Morto (nos retrovisores exteriores surge um triângulo de aviso ao ser detetada a aproximação de um veículo. Se o condutor não reagir, o sistema trava automaticamente).
A preocupação com o bem-estar físico dos ocupantes leva a marca a oferecer, de série, o PRE-SAFE Sound que protege o ouvido interno contra o ruído do acidente. Quando é detetada uma colisão iminente, o sistema reage com um som gradual que prepara o ouvido interno para o ruído da colisão, que pode reduzir a pressão exercida sobre o ouvido.
Conforto
Na estrada esta E destaca-se pela forma soberba como protege os ocupantes de todas as “agressões” externas. A suspensão digere todas as irregularidades da estrada e a boa insonorização isola-nos dos ruídos exteriores. É uma carrinha para devorar serena e confortavelmente quilómetros atrás de quilómetros.
E, à noite, não nos cansamos do sistema de máximo automáticos, que em milésimas de segundo altera o feixe luminoso, direcionando-o de forma a não prejudicar os demais automobilistas e a manter as condições ideais de iluminação. Só visto!
Em termos dinâmicos, os 190 cavalos e os 400 Nm de binário do muito silencioso motor de 2 litros chegam e sobram para as encomendas, graças a uma caixa automática de nove velocidade muito bem escalonada e suave. Só em estradas mais sinuosas se fazem sentir as dimensões e o peso da nova E Station.
Ficha técnica
Motor 4 cilindros em linha, 1950 cm3; Turbo Diesel; Potência 190 cv 3800 rpm; Binário 400 Nm/1600-2800 rpm;Transmissão Traseira, Caixa Automática 9 velocidades 9G-Tronic; Travagem Disco ventilados frente/traseira; Velocidade máxima 235 km/h; Aceleração 0-100 km/h 7,7s; Consumo médio 4,6 l/100 km; Peso 1.680 Kg; Depósito: 66 litros; Mala 640 litros; Emissões de CO2 109 g/km.
Viatura cedida pela Sociedade Comercial C. Santos
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