Nos tempos que correm, as marcas automóveis estão bem necessitadas de contratar um Sherlock Holmes, que descubra um nicho ainda não explorado pelos concorrentes. A Mercedes parece tê-lo encontrado, a julgar pelo novo GLB, um SUV “compacto” que consegue a proeza de, em opção é certo, sentar cinco adultos e dois adolescentes que não excedam em muito os 1,68 metros de alturas. O Motor 24 ensaiou-o na versão de entrada de gama, o 180d, que usa o motor de 2 litros da marca, aqui com uma potência de 116 cavalos.

A potência não deslumbra no papel, mas antes de lá irmos falemos da estética deste GLB (cedido pela Soc. Com. C. Santos). É que o “Sherlock” alemão, não só conseguiu a proeza de conseguir meter sete pessoas em 4,63 metros de comprimento, como ainda como ainda lhe deu uns ares do mítico jipe G e uma piscadela de olho ao irmão mais crescido GLE. Aliás, por ter um motor transversal, é apenas 2,2 centímetros mais curto que o GLC, que o mesmo é dizer que espaço não falta neste novo SUV da Mercedes. Podem parecer demasiados estímulos visuais mas, na verdade, resulta muito bem ao vivo.

Passando a potência e antes que torça o nariz, os 116 cavalos são muito bem explorados pela caixa de oito velocidades 8G-DCT e, se no dia-a-dia, o GLB se mostra muito à vontade, quando viajamos (e fizemo-lo com cinco pessoas e respetiva bagagem) e se a subida for muito prolongada, já se nota alguma falta de fôlego. Nada de alarmante, se entrarmos em modo fim de semana, sem horários a cumprir.

SUV confortável
Mas este GLB é, antes de mais, um carro familiar e como tal deve ser encarado, pois existem na gama, a gasóleo, os 200 e 220, com potências de 150 e 190 cavalos e, a gasolina, os 200, 250 4Matic e o AMG 35 4Matic, de 163, 225 e 306 cavalos.

E o comportamento deste SUV é aquilo que se espera de um familiar: confortável e seguro (nem poderia ser de outra forma, pois este chassis está preparado para digerir quase 2,7 vezes mais de potência).

Os interiores são tipicamente “Mercedes”, que o mesmo é dizer bons materiais e acabamentos quase irrepreensíveis e semelhantes a outros modelos da marca (A, B, CLA, por exemplo).

No que diz respeito aos consumos, chegamos a rolar com médias de 5,6l/100 km, mesmo com lotação completa.

O GLB que conduzimos tinha “apenas” 8.250 euros em opcionais, mais de metade dos quais por culpa do Pack Linha Interior e Exterior AMG (4.650 euros) e custava 53.400 euros, embora a gama comece nos 42.500 euros.

Ficha técnica
Mercedes GLB 180d
Tipo de motor: Diesel, 4 cil. em linha
Cilindrada: 1.950 cm3
Potência: 116 CV (3.300 -4.400 rpm)
Binário máximo: 280 Nm
Transmissão: Dianteira, caixa auto de oito velocidades
Velocidade máxima: 188 km/h
Aceleração: 11,3 seg. dos 0 aos 100 km/h
Consumo (oficial): 4,8 l/100 km
Emissões CO2: 146 g/km
Dimensões (C/L/A) 4,63 / 2,02 / 1,82 m
Peso 1.680 kg
Bagageira: 560 litros

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