Nissan Qasqhai: Em equipa que ganha também se mexe (pouco)

29/11/2018

Precursora do segmentos dos SUV compactos, a Nissan tem no Qasqhai a sua “joia da coroa”, que continua a brilhar com intensidade por toda a Europa, Portugal incluído.

Alvo de um recente restyling, mais profundo na dianteira, o SUV nipónico surge com novos argumentos, num segmento cada ez mais concorrido. Conduzimos a versão 1.5 dCi Tekna, equipada com motor Diesel, de 110 cavalos, uma proposta ainda extremamente válida num mercado cada vez mais “anti-Diesel”.

O novo Qasqhai distingue-se, exteriormente, pela frente mais agressiva, com faróis de desenho mais moderno, novas luzes diurnas, grelha e para-choques renovado, numa assinatura visual que se estende à restante gama de veículos do construtor nipónico que, desde 1999 gravita no universo Renault. O contorno cromado da grelha aloja a câmara dianteira que fornece imagens para o sistema de Visualização 360º.
Para versões com faróis exclusivamente LED, a assinatura DRL (luzes diurnas) em boomerang também é nova, alargando-se até à parte superior do farol. Na posição de médios apresenta agora o Sistema de Iluminação Dianteira Adaptativo (AFS), com lâmpadas que acompanham a curva e operam em conjunto com a velocidade e o ângulo da direção.

As alterações aumentaram o comprimento total em 17 mm, passando para os 4,394 mm. A largura (1,806 mm) e altura (1,595 mm) mantiveram-se inalteradas.

Poucas mudança no interior

As mudanças no interior não são tão evidentes e o que salta logo à vista é o novo volante, com a base recortada, no único toque desportivo deste Qasqhai. O que não se vê é a melhoria de qualidade de alguns dos plásticos utilizados, bem como a maior facilidade de utilização dos sistemas de entretenimento e de navegação.

O espaço interior continua de bom nivel, sem ser excecional, e o seu aproveitamento remete imediatamente para o caráter familiar deste SUV. Muitos espaços de arrumação, desafogo para quatro passageiros (o quinto raramente é tratado ao mesmo nível) e uma bagageira com uma capacidade para 430 litros, que pode ser aumentada para 1.598 litros com o rebatimento dos bancos traseiros 60/40. Está ainda disponivel de série, o Sistema de Bagagem Flexível, que permite o ajuste de prateleiras e divisores em 18 configurações diferentes.

O rádio digital DAB é equipamento de série e o ecrã tátil de navegação por satélite NissanConnect (de série nesta versão) possui uma nova interface, que se assemelha a uma “app”. Para um melhor desempenho durante a utilização do telemóvel em modo Bluethooth, o microfone integrado está agora localizado na unidade da luz de leitura de mapas.
A Nissan optou por reduzir a gama do Qasqhai, que passou das anteriores 220 (!) versões, para apenas 54, disponíveis nos acabamentos Tekna Premium (topo de gama), Tekna , N-Connecta e as versões Acenta e N-Connecta Business, exclusivas para frotas. Às cores exteriores já existentes juntam-se as novas Vivid Blue e a Chestnut Bronze.

Comportamento interessante
O “novo” Qasqhai não sendo o rei do conforto (e também está muito longe de ser desconfortável, sendo possível fazer longas tiradas sem grande esforço), oferece um comportamento que agradará a quase todos.
Mantém uma compostura digna de nota num SUV e, mesmo sabendo nós que essa não é a sua vocação, permite algum gozo ao volante, graças a uma direção bastante informativa e uma suspensão que controla muito bem os movimentos da carroçaria, possibilitando passagens em curva a bom ritmo. Já as ultrapassagens, em especial quando viajamos carregados, obrigam a uma ponderação extra, pois este Qasqhai não é um “poço” de energia, embora também não se arraste…
A caixa de velocidades, nas primeira relações permite alguma vivacidade ao conjunto, mas as duas últimas relações são longas, com o propósito bem claro de baixar os consumos. Em estrada conseguimos uns interessantes 5 l/100km, já em cidade pode contar-se com 7/7,5 litros.
FICHA TÉCNICA
Nissan Qasqhai 1.5 dCi Tekna
Motor: Diesel, quatro cilindros, injeção direta, turbodiesel
Cilindrada: 1461 cm3
Potência: 110 CV/4000 rpm
Binário máximo: 260 Nm/1750 – 2500 rpm
Tração: Dianteira
Caixa: Manual de 6 velocidades
Aceleração (0-100 km/h): 11,9 segundos
Velocidade máxima: 182 km/h
Consumo médio: 3,9 l/100 km (oficial)
Emissões de CO2: 99 g/km
Peso: 1320 kg
Preço base da versão: 30.200€

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